Cidades

GDF cria bolsa maternidade para mães de recém-nascidos

Programa vai atender famílias com renda igual ou inferior a meio salário-mínimo. Objetivo é oferecer suporte nos primeiros dias do bebê

Correio Braziliense
postado em 11/05/2020 12:15
Débora Santiago é a primeira mãe a ser contemplada pelo novo programa do GDFMães de recém-nascidos no Distrito Federal serão beneficiadas com o Bolsa Maternidade. O novo programa do Governo do Distrito Federal (GDF) é voltado para as famílias em situação de vulnerabilidade social. A intenção é oferecer suporte para os primeiros dias de vida do bebê. 

O benefício é oferecido em bens de consumo e vai atender mães de família com renda igual ou inferior a meio salário-mínimo. Para ter direito à bolsa, a mãe deve comprovar moradia no DF há pelo menos seis meses. Também têm direito pessoas em situação de rua incluídas na Política de Assistência Social.

A bolsa, entregue na própria maternidade, é composta por body fechado, cobertores, cueiro, culote, macacão longo, macacão curto, meia, toalha, casaco com capuz, fralda descartável, lenço umedecido e pomada anti-assadura. Além disso, mães de gêmeos, trigêmeos ou mais o benefício é concedido na mesma quantidade dos recém-nascidos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, destaca a importância do benefício neste momento. “Todas as fases da criança são importantes, mas os primeiros dias de vida são aqueles em que o bebê está completamente vulnerável. Então, decidimos estar mais próximas das famílias neste momento”, afirma. 

Programa Criança Feliz Brasiliense

Ainda de acordo com a secretária, as mães que participam do programa Criança Feliz Brasiliense também têm direito ao Bolsa Maternidade. Neste caso, o cadastro delas já está aprovado previamente e não precisa passar pelas análises documentais necessárias.

Caso a mãe não solicite o benefício até o nascimento do bebê, ela pode fazer o pedido até 30 dias após o parto. Neste caso, é preciso ir a um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou a Centros Pop.

Benefício em dinheiro

O programa Bolsa Maternidade se caracteriza, dentro dos benefícios socioassistenciais, como Auxílio Natalidade. E, além da possibilidade de ser solicitado como bens de consumo, é possível optar pela modalidade pecúnia. Neste caso, em parcela única de R$ 200 por criança nascida ou em situação de natimorto.

“Fico feliz que esteja de volta. Um enxoval para a criança, a ajuda no aleitamento materno e um atendimento especial para as mães nos hospitais faz toda a diferença”, comemora uma das idealizadoras do programa, a deputada federal Flávia Arruda sobre o retorno da iniciativa.

*Com informações da Agência Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags