Correio Braziliense
postado em 11/05/2020 16:29
O novo hospital de campanha para tratar pacientes com covid-19 no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha caminha para a reta final. A estrutura contará com 173 leitos. Em visita técnica realizada pela Secretaria de Saúde, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que a previsão é de que os pacientes sejam alocados na próxima semana.
"Depois de um trabalho de cerca de 25 dias, entregaremos o hospital. Aqui, é um área fácil de se fazer, porque tem ventilação. Então, estamos fazendo um bom trabalho para que tudo esteja em operação para receber os doentes", afirmou o governador.
De acordo com o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Saúde, Isaque Alburqueque, em 20 de maio será liberada a ala da enfermaria para 100 pacientes. Dez dias depois, outros 73 leitos estarão disponíveis. Por fim, em 10 de junho, os respiradores serão instalados e o bloco da unidade de terapia intensiva (UTI) será aberta.
Até o momento, os hospitais da rede pública de saúde contam com 172 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), sendo que 72 deles estão ocupados para pacientes com a covid-19 e mais de 250 leitos de retaguarda (106 ocupados).
Novo aparelho
Durante a visita técnica, o emebedista apresentou, ainda, um novo aparelho que será utilizado em pessoas que procurarem a rede pública para passar pelo teste da covid-19. O aparelho detecta problemas respiratórios nos pacientes. "Ele indica, na mesma hora, se a pessoa tem alguma dificuldade respiratória. Sabendo disso, teremos condição de tratar o paciente melhor. Pretendemos adquiri-lo em toda a rede educacional na reabertura das escolas", disse Ibaneis.
O aparelho tem formato de um tablet e faz a leitura facial do paciente. Após alguns minutos, o resultado aparece. A cor verde indica que o paciente não tem problemas respiratórios.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.