Cidades

Secretaria de Saúde recebe 150 mil testes rápidos para detecção da covid-19

Os testes serão encaminhados aos centros de saúde e drive-thrus de testagem rápida no Distrito Federal

Chegou ao Distrito Federal, nesta terça-feira (12), lote com 150 mil novos testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde (SES) distribuirá os testes em toda a rede pública de saúde, incluídos os 12 pontos de testagem em massa gratuita.  

Os testes foram importados de uma empresa chinesa vencedora do processo licitatório. Eles já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Inicialmente, a SES objetivava a aquisição de 560 mil testes rápidos com dispensa de licitação, entretanto, as metas podem ser alteradas ao longo do período de pandemia de acordo com a necessidade imediata. 

Todos os testes chegados à capital atestam a contaminação pela covid-19, mas eles apresentam diferenças nos procedimentos de coleta do material a ser analisado. Para o teste sanguíneo, o profissional de saúde coleta uma gota de sangue, o suficiente para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), produzidos pelo organismo para combater o vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19. Em apenas 30 minutos, o resultado do teste é validado. 

Já para os testes que extraem material genético da garganta e do nariz, o swab - um cotonete, meio pelo qual o procedimento é realizado -, o prazo de validação do resultado é de 24 horas. O material coletado pelo cotonete é encaminhado para análise laboratorial, diferentemente do primeiro teste, que ocorre em fita de detecção da substância biológica.