Cidades

Com quase 3 mil casos, DF habilita mais 60 leitos de UTI

Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 04:04
No Dia Mundial da Enfermagem, enfermeiros de todo o DF foram homenageados. Na foto, a equipe do Hospital Santa Lúcia, que teve um encontro com café da manhã
O Distrito Federal chegou a 2.979 casos confirmados de covid-19. São 46 mortes pela doença e 1.534 pessoas recuperadas, de acordo com o último boletim, divulgado ontem, da Secretaria de Saúde. Para auxiliar no combate à doença, o Executivo local habilitou 60 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) na rede pública de saúde — 20 na UPA do Núcleo Bandeirante, 31 no Hospital de Base e 9 no Hospital de Santa Maria. 

Com isso, o DF passa a ter 232 leitos de UTI para tratamento do coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos da rede pública do DF é de 21,12%. Entre os infectados, há 192 pacientes internados em hospitais da rede pública e particular, sendo 87 em UTI. 

Representantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vistoriaram, ontem, o hospital de campanha que está sendo finalizado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Na próxima semana, serão entregues os primeiros leitos para acolher pacientes com covid-19. A unidade contará com 173 leitos de enfermaria, 20 de UTI e quatro de emergência, estrutura montada com um investimento de R$ 79 milhões.

Durante a inspeção, os membros do MPDFT acompanharam explicações de técnicos da Secretaria de Saúde sobre a infraestrutura do local e como foi feito o trabalho de construção e instalação da parte elétrica e hidráulica e piso apropriado para limpeza, características dos leitos, listagem dos equipamentos e insumos hospitalares já estão presentes no espaço e cronograma de ação e manutenção.

Satisfatório
O coordenador da força-tarefa do Ministério Público, José Eduardo Sabo Paes, avaliou que o trabalho de montagem e o cronograma de funcionamento do hospital de campanha está sendo bem executado.

“Da forma que houve a proposta inicial, de fazer com que todas as estruturas possam estar prontas e em funcionamento, nos parece bastante satisfatório”, declarou o promotor, acrescentando que a força-tarefa fará nova visita ao local, junto com médicos e especialistas convidados pelo MPDFT, para aferir as condições do equipamento.

O secretário de Saúde comentou sobre o trabalho e prestação de contas que a pasta faz durante estas visitas. “É muito importante dar transparência, comprovar para os órgãos de controle a estratégia que nós adotamos. Hoje (ontem), com a própria fala do Ministério Público, está claro que estamos no caminho certo, diferente da estratégia que foi adotada em outros estados”, ressalta.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags