Cidades

Prepare o agasalho, vem mais frio por aí

postado em 13/05/2020 04:04
Temperatura mínima no DF ficará em torno de 12/13°C, nesta semana. Atenção à saúde deve ser redobrada
Com a chegada do outono, os brasilienses devem se adaptar às temperaturas mais baixas, causadas pela massas de ar polar trazidas pelo mês de maio. Esse é o momento de tirar os agasalhos do guarda-roupa e ter mais atenção com a saúde. Nesta semana, a temperatura mínima ficará em torno de 12/13;C.

Segundo especialistas, quem mora na região Centro-Oeste precisa conviver com o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, fatores que contribuem para o aumento das alergias respiratórias devido à alta concentração de poluentes na atmosfera.

É o que explica a doutora Larissa Camargo, otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Segundo ela, o frio propicia a infecção das vias aéreas superiores, ocasionando problemas como otite, amigdalite ou sinusite, e das vias aéreas inferiores, que resultam em problemas como bronquite, pneumonia e asma. ;Além disso, no frio as pessoas tendem a se aglomerar mais, mesmo com o coronavírus. É uma coisa natural, então é mais fácil transmitir doenças;, elucida.

Camargo explica que é possível cuidar das doenças mais comuns no inverno sem sair de casa. ;O paciente pode manter as medicações que já tem costume de usar, se faz tratamento de rinite, asma ou bronquite, além de utilizar antitérmicos para diminuir a intensidade de quadro febril e a lavagem nasal;, lista. No entanto, é preciso observar quando os sintomas apontam que o paciente precisa buscar ajuda profissional. Febre, apesar do uso de medicações, tosse e desconforto respiratório são sinais de que é uma avaliação profissional é necessária.

Para a universitária Catarina Chaves, 21 anos, o frio a deixa com mais vontade de ficar enrolada no cobertor e com menos disposição, mas a grande preocupação trazida pelas baixas temperaturas são as dores nas articulações. ;Tenho condropatia patelar (doença da cartilagem articular da patela) no joelho esquerdo e, quando esfria, eu sinto mais dor. Morei dois meses no Canadá durante o inverno rigoroso de lá (janeiro e fevereiro), e quando eu voltei, fui direto para fisioterapia, porque eu estava sentido dores insuportáveis no joelho;, conta a estudante.

Catarina tem uma relação de amor e ódio com as estações mais geladas, apesar das dores e da dificuldade para realizar as tarefas do dia a dia, ela ama usar casacos estruturados, blusas de manga comprida, bota, sobretudo, itens das coleções outono-inverno. Além de saborear chá e chocolate quente fumegantes, que parecem ficar mais apetitosos nessa época do ano. A solução encontrada por Catarina para curtir o frio sem dor foi se exercitar. ;Eu sempre procuro fazer atividade física, não posso ficar parada nunca, porque começo a ter mais dores, então estou sempre em movimento, principalmente na época do frio;, relata.

De acordo com a meteorologista Andreia Ramos, as temperaturas tendem a ficar cada vez mais baixas ao longo do semestre. ;Uma massa de ar fria de origem polar atingiu a região centro-oeste, típica do mês de maio fez o tempo esfriar. Ela já passou, mas já tem outra se formando. Como estamos em período de outono, a frequência de chuvas ficará menor, ocorrerá uma diminuição gradual da temperatura e da umidade relativa do ar;, esclarece a meteorologista.



Dicas de saúde

Como se proteger de doenças respiratórias que aparecem no frio, por Nathali Costa, pneumologista e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

; Hidratação que é fundamental para a prevenção;

; Uso de soro fisiológico para hidratar as narinas;

; Vacinar contra o vírus da influenza (gripe);

; Limpar com frequência o ambiente;

; Higienizar as mãos constantemente, principalmente, antes de consumir qualquer alimento e após tossir ou espirrar;

; Evitar aglomerações, principalmente, em ambientes fechados;

; Usar lenço descartável para higiene nasal;

; Evitar o cigarro, pois o fumo reduz os mecanismos de defesa do organismo;

; Limpar o filtro de aparelhos de ar-condicionado periodicamente.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação