Cidades

Mutirão educativo para o uso de máscaras visita sete RAs

GDF e forças de segurança lideraram a ação. Aplicação de multa começa a partir da próxima semana

Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 17:21
Até esta quarta-feira (13/5), sete Regiões Administrativas receberam visitas educativasO uso obrigatório de máscara está em vigor no Distrito Federal desde 30 abril. No entanto, apesar da fiscalização por parte dos órgãos de governo e forças de segurança ter começado na segunda-feira (11/2), a aplicação de multa só deverá acontecer a partir da próxima semana. Enquanto isso, a Secretaria DF Legal, servidores do GDF, policiais e bombeiros militares fazem mutirões por Regiões Administrativas do DF para reforçar a necessidade da prevenção

Até esta quarta-feira (13/5), Samambaia, Estrutural, Planaltina, Paranoá, Fercal, Sol Nascente e Santa Maria receberam visitas educativas. Equipes distribuem gratuitamente máscaras de tecido recicláveis. Além das orientações e da distribuição das máscaras, a fiscalização alerta a população para o início das autuações, na próxima segunda-feira (18/4). A multa por desobediência ao decreto governamental pode chegar a R$ 2 mil

“Nessa primeira semana, esse trabalho será feito de forma orientativa”, esclareceu o secretário da DF Legal, Gutemberg Gomes. “Vamos mostrar ao cidadão a necessidade de ele realmente precisar usar a máscara. Há uma legislação determinando essa utilização”, completou.

Saiba Mais

O GDF espera realizar o mutirão educativo em todas as 33 Regiões Administrativas até o fim da semana. De acordo com o secretário de Governo, José Humberto Pires, o objetivo da campanha é reforçar as ações de conscientização, antes de adotar as medidas punitivas. “Nessa semana estamos intensificando nas cidades mais carentes e nos centros comerciais das RA’s mais distantes de Brasília. É uma abordagem pacífica, buscando orientar sobre a necessidade do uso”, pontuou.

Comércio e feiras

De acordo com o DF legal,  250 mil estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e vistoriados desde o início das ações, em março. Segundo a pasta, 22 mil deles foram fechados compulsoriamente. Além disso, mais de 800 estabelecimentos foram interditados. Ao todo, 26 autos de infração foram lavrados.
 
Gutemberg Gomes destacou a proibição da atuação de ambulantes nas ruas do DF. De acordo com o secretário, mesmo aqueles que possuem autorização expedida pelo GDF, estão impedidos de atuar neste momento. O titular da pasta lembrou ainda que 23 feiras permanentes autorizadas por decreto podem funcionar, atualmente, desde que vendam somente produtos de hortifrutigranjeiros. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags