Cidades

Celina Leão assume Esportes

Deputada federal troca o Legislativo federal pelo GDF, abrindo vaga para Tadeu Filippelli na Câmara dos Deputados. Ex-titular da pasta, Leandro Cruz será assessor especial de Eventos, no gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB)

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 04:06
Celina Leão foi deputada distrital duas vezes antes de atuar na Câmara dos Deputados

O governador Ibaneis Rocha (MDB) trocou o comando da Secretaria de Esporte e Lazer. A substituição resultou em mudança de cadeira do DF na Câmara dos Deputados e em novo ocupante para o cargo de assessor especial de Eventos, no gabinete do chefe do Executivo local. A deputada federal Celina Leão (Progressistas) passa a comandar a pasta de esportes da capital, lugar que era de Leandro Cruz, que agora fica mais próximo a Ibaneis nas definições de shows e competições esportivas. O ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB) assume a vaga de Celina e, agora, representa o DF na Câmara dos Deputados.

A nova secretária de Esporte e Lazer participou ontem, com o governador, da reinauguração do Terminal Rodoviário de Sobradinho (leia mais na página 18). “Eu não poderia fechar essa fala sem anunciar aquilo que venho esperando há muitos dias, a presença da deputada Celina Leão agora no nosso corpo de secretários, como secretaria de Esportes. Ela é uma apaixonada por esportes, uma deputada eficiente, que trabalha diuturnamente e vem reforçar esse grande time de secretários que nós temos”, afirmou Ibaneis. Celina foi titular das comissões do Esporte e de Seguridade Social da Câmara dos Deputados. No Governo do Distrito Federal (GDF), também comandou a pasta da Juventude, em 2006.

Pós-graduada em administração de empresas, Celina atuou como deputada distrital duas vezes, entre 2011 e 2018, e presidiu a Câmara Legislativa. Na ocasião, ela chegou a ser afastada provisoriamente das funções de presidente da Mesa Diretora pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) devido às investigações da Operação Drácon.
Como distrital, Celina foi autora de 43 leis. São dela iniciativas como a que garantiu o desconto de 40% no pagamento de multas de trânsito e a que estabeleceu horários de uso das faixas exclusivas do transporte público urbano do Distrito Federal e dos demais veículos autorizados. No Congresso Nacional, apresentou — incluindo matérias em que foi coautora — 20 projetos de lei, que seguem em tramitação.

Premiado
Como divulgado pelo blog Drible de Corpo, do Correio, Leandro Cruz deixou a Secretaria de Esporte e Lazer para ficar mais próximo de Ibaneis, que elogiou o trabalho realizado por Leandro na captação de eventos para o Distrito Federal. Nos últimos anos, competições de relevância dentro e fora do país tiveram como palco a capital, como Copa do Mundo Sub 17, UFC, Grand Slam de Judô, Liga das Nações de Vôlei e Supercopa do Brasil. Outros trabalhos de Leandro reconhecidos pelo governador são os que envolveram tratativas com o clube de coração de Ibaneis Rocha, o Flamengo.

Leandro Cruz estava no grupo que tentou convencer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a derrubar o veto à venda do mando de campo em partidas da Série A, medida que favoreceria o DF com jogos da elite do campeonato no Estádio Nacional Mané Garrincha. Também agradou o trabalho feito pelo ex-secretário no patrocínio do Banco de Brasília (BRB) ao time de basquete do Flamengo. Premiado com o cargo de assessor especial para eventos no gabinete, Leandro deve fazer o meio campo do planejamento de novos eventos nacionais e internacionais no DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags