Cidades

Morador de Taguatinga de 45 anos é 48ª vítima do coronavírus no DF

O homem tinha diabetes e hipertensão, segundo a Secretaria de Saúde e estava internado no Hospital Santa Marta

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 12:20
Homem estava internado no Hospital de Santa Marta desde 9 de maioO Distrito Federal registrou mais uma morte por coronavírus. Desta vez, a vítima é um morador de Taguatinga. O homem tinha 45 anos e era portador de diabetes tipo II e hipertensão. 

Ele ficou internado no Hospital Santa Marta desde o dia 9 de maio e morreu na terça-feira (12/5), mas só nesta quinta (14) o óbito foi registrado oficialmente. Com esse caso, o Distrito Federal registra a 48ª morte pela covid-19.

Saiba Mais

Segundo o boletim sobre a situação epidemiológica do Distrito Federal, até a tarde desta quinta, foram notificados 3.192 casos confirmados da doença. Do total de casos notificados, 1.856 já estão recuperados e 192, internados. Taguatinga está entre as regiões administrativas com mais casos confirmados de infecções pelo coronavírus.
 

 
Na quarta-feira (13/5), a Secretaria de Saúde confirmou mais duas mortes em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Uma mulher de 92 anos, moradora do Guará, que tinha problemas cardiovasculares e estava internada no Hospital Home desde 28 de abril e um homem de 72 anos, morador de Ceilândia, são as vítimas. Ele morreu no Hospital Regional de Ceilândia, na segunda-feira (11/5), mesmo dia em que deu entrada na unidade de saúde. Tinha diabetes e distúrbios metabólicos, comorbidades que agravaram o quadro de saúde.
 

Mortes abaixo do esperado 


Após 71 dias do primeiro diagnóstico do novo coronavírus, o DF chegou a 3.192 casos e 47 mortes, número abaixo do cenário projetado para a data por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB). O estudo mostra que a capital teria 50 mortes até 11 de maio, mais do que o notificado.
 
Por outro lado, registros de pessoas mortas com causa provável para covid-19 nos cartórios mostram que, entre 5 de março até quarta-feira (13/5), 79 pacientes perderam a vida. Para especialistas, o fato de o DF ter adotado medidas de prevenção antes do vírus se alastrar, pode ser a explicação para o número de óbitos estar dentro do esperado. 
 
O isolamento social é a principal medida de prevenção apontada por epidemiologistas e pelas autoridades sanitárias. Para os momentos em que se torna imprescindível sair de casa, o Governo do Distrito Federal determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. Desde de 11 de maio quem sai de casa sem o equipamento individual está sujeito a multa, mas essa primeira semana terá caráter educativo, segundo a DF Legal, responsável pela fiscalização. Na segunda-feira (18/5), o valor passará a ser cobrado de quem for flagrado descumprindo a regra.
 
A. Cada item deve ser usado por, no máximo, três horas, segundo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, é importante manter hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos ou, quando não for possível, limpá-las com álcool em gel.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags