Cidades

Moradores da 111 Norte relatam medo durante ação que acabou com ex-PM morto

Segundo a PMDF, que foi ao local atender a um chamado de violência doméstica, o tenente da reserva não atendeu aos pedidos de negociadores para se entregar, atirou contra os militares que revidaram

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 14:41

Segundo a PMDF, que foi ao local atender a um chamado de violência doméstica, o tenente da reserva não atendeu aos pedidos de negociadores para se entregar, atirou contra os militares que revidaramA ação que acabou com a morte de um tenente reformado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), de 69 anos, na madrugada desta quinta-feira (14/5), assustou moradores da 111 Norte. O homem foi atingido em uma troca de tiros, segundo a Polícia Militar, após agredir e manter a própria mulher em cárcere privado.

 

A vítima conseguiu escapar com a chegada dos policiais, mas, cinco horas depois, o homem não havia se entregado e, segundo a PMDF, efetuou disparos contra a equipe de segurança, que estava no apartamento negociando a rendição. 


Um morador do bloco vizinho contou ao Correio que havia descido ao hall do prédio para fumar e presenciou a chegada dos primeiros carros policiais. “Em um primeiro momento, eu achei que fosse alguma denúncia de vizinho fazendo festa no apartamento, algo menos grave, mas quando vi o carro do Esquadrão Anti-Bomba e a quantidade de policiais armados, percebi que era algo mais grave”, relatou. 

Os funcionários que chegaram para trabalhar na quadra pela manhã não presenciaram a movimentação devido à troca de turnos, mas relataram o clima e os questionamentos de moradores sobre a situação. “Estou aqui desde 1998 e nunca tivemos nenhum problema. Aqui nessa quadra tem, inclusive, um prédio militar. Sempre tem um carro de polícia fazendo uma ronda”, contou um funcionário, que preferiu não se identificar. 

Outro morador contou à reportagem que andava na quadra no momento em que ouviu os disparos. “Umas 23h30 a gente ouviu uns quatro disparos, mas não dava pra saber se eram tiros ou se era um barulho de moto. Mas era tanto carro policial que ficamos assustados e fomos embora”, disse. 
 

O crime 


De acordo com a Polícia Militar, uma ocorrência de . Segundo a denúncia, uma mulher estava sendo agredida pelo marido e ameaçada com arma de fogo.

Militares chegaram à quadra em vários carros para atender a ocorrênciaA equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar chegou ao local e foi recebida pela mulher, que aproveitou o momento para deixar o apartamento. Segundo informou a corporação, ela disse aos policiais que havia sido agredida e que o marido estava muito alterado. Os militares, então, entraram na sala do apartamento e encontraram o homem com duas armas nas mãos. Os agentes se retiraram para que ele se acalmasse e solicitaram o reforço de um negociador.

Após o barulho de dois tiros, segundo a PM, os policiais iniciaram as tratativas com o aposentado e foram surpreendidos com mais disparos do acusado. “Neste momento, houve dois disparos por parte dos policiais do Bope para evitar que ele acertasse a equipe. Os militares precisaram revidar a injusta agressão em legítima defesa. Os militares tentaram vários contatos com o homem, sem sucesso, e conseguiram ver que ele estava caído no chão com duas armas de fogo”, detalha a nota oficial da PMDF. 

A corporação informou ainda que “adotou todos os procedimentos protocolares previstos para estes casos, sempre com a preocupação de preservar a vida". "Porém, o agressor não cedeu”, finaliza o texto.
 
O Corpo de Bombeiros foi acionado e confirmou a morte do tenente. As investigações estão a cargo da 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda retorno.
 

Problemas pessoais

 
A mulher do tenente aposentado informou aos policiais que ele estava transtornado e passava por problemas pessoais. Nas redes sociais, o último post do marido faz uma reflexão sobre o último ano. "Percebi que não tenho que provar nada a ninguém. As opiniões de ninguém ditam a minha auto-estima, apenas a minha. Contanto que eu acredite em mim, eu vou conseguir", escreveu. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags