Cidades

DF recebe 7 mil testes de covid-19 doados pela Petrobras

É o segundo lote de exames para diagnóstico de contaminação pelo novo coronavírus que chega ao DF. Este será doado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 15:31
É o segundo lote de exames para diagnóstico de contaminação pelo novo coronavírus que chega ao DF. Este será doado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito FederalO Distrito Federal recebeu 7 mil testes diagnóstico da covid-19 que serão doados pela Petrobras. Esses testes fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou aos Estados Unidos, anunciados em 24 de março, e doados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que fez os repasses para cada estado. No mês passado, o DF já havia recebido 7 mil testes. 

O novo lote será doado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen). Segundo a secretaria de saúde do GDF, “o Lacen recebeu dois lotes de 7 mil kits para testagem de biologia molecular (PCR) do Ministério da Saúde nos meses de abril e maio, com origem na Petrobras. 

Os testes são do tipo RT-PCR, considerados “padrão ouro” pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus. A iniciativa integra um conjunto de ações da companhia no combate ao coronavírus.

Saiba Mais

“Estamos concentrando todos os esforços para ajudar a sociedade brasileira a atravessar esse momento. Importamos testes de alta qualidade que serão distribuídos em várias regiões do Brasil por meio do Sistema Único de Saúde”, informa a gerente executiva de Responsabilidade Social, Olinta Cardoso.


Testes RT-PCR


A Reação em Cadeia da Proteína Transcriptase Reversa, ou RT-PCR, é um teste que identifica a cadeia de proteínas do genoma do vírus, a partir de amostras colhidas da narina e da garganta de pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com elas. As amostras precisam ser analisadas em laboratórios que possuem equipamentos que estudam genomas, demandando de quatro a seis horas de processamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags