Cidades

Covid-19: Secretaria de Saúde inicia testagem em casas de acolhimento do DF

Primeira instituição a receber atendimento foi a Unidade de Acolhimento para Idosos, em Taguatinga. Objetivo é examinar mais de duas mil pessoas

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 23:57
Funcionários e residentes da Unidade de Acolhimento para Idosos são testados para covid-19Residentes e funcionários de casas de acolhimento no Distrito Federal são testados para covid-19. Ao todo, 41 instituições credenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) vão passar por exames. O primeiro local a receber a equipe de saúde foi a  Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai), em Taguatinga.  

Nesta quinta-feira (14/5),  51 pessoas fizeram o exame, sendo que uma servidora testou positivo e foi isolada dos demais pacientes. Os teste foram feitos pelo Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde. 

A expectativa da pasta é atender 2,4 mil pessoas, entre idosos, crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, além dos funcionários das unidades e os servidores de cada Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Distrito Federal. A previsão é de que todos sejam testados até 22 de maio.

“Com os exames, queremos identificar possíveis casos assintomáticos e isolá-los para não transmitirem a doença, além de monitorar as casas e abrigos habilitados. O objetivo é proteger a população mais vulnerável de ser acometida pelo coronavírus, porque geralmente são pessoas portadores de comorbidades”, informou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.

Aplicação


Os testes rápidos aplicados nesta ação são diferentes dos utilizados nos pontos de drive-thru. Nesse, são usados duas fitas. A primeira é para detectar a presença de anticorpos IgG e descobrir quem já teve contato com a doença, mas não está mais transmitindo.

A segunda, de anticorpos IgM, é para descobrir se o vírus está ativo. Os resultados saem em cerca de 15 minutos, cada um. Se o paciente testar positivo, além de orientar a coordenação da casa de acolhimento a fazer o isolamento, é também emitido uma notificação com as orientações e o atestado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags