Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 20:46
Polêmica sobre reabertura do comércio, mais quatro mortes, contrução de hospitais de campanha e antecipação de colações de grau de profissionais da saúde são alguns dos destaques do dia. Confira:
1. Reabertura do comércio - Decisão judicial publicada nesta sexta-feira (15/5), do funcionamento do comércio no DF. O objetivo do Governo do Distrito Federal era reabrir boa parte das atividades comerciais já na próxima segunda-feira (18/5). A decisão também frustrou empresários do setor, entre eles sindicato de academias, de bares e restaurantes e associação de shoppings. A Procuradoria-Geral do DF (PGDF) recorreu. Um dos argumentos é de que cabe ao Executivo local e não ao Judiciário tomar decisões sobre datas e condições de abertura das atividades comerciais.
2. Mortes - Com mais quatro mortes registradas em 24 horas, a Secretaria de Saúde contabiliza um total de 54 vítimas da covid-19 no DF. Entre os casos mais recentes, três eram moradores de Ceilândia. Especialistas reforçam que distanciamento social é essencial para conter o avanço dos casos.
3. Hospitais de campanha - Decreto que autoriza a licitação para hospital de campanha construído pelo Sesc Nacional foi assinado nesta sexta no Palácio do Buriti. Serão 400 leitos disponíveis para comerciários e população de baixa renda. A Polícia Civil investiga suposta fraude em contratação emergencial para o hospital de campanha do Mané Garrincha. A Secretaria de Saúde informou que está colaborando com as autoridades e que preza pela transparência e lisura dos processos de compras e contratações.
4. Reforço no atendimento - A colação de grau de centenas de estudantes da área de saúde de faculdades do Distrito Federal foi antecipada para reforçar no combate à covid-19. Segundo levantamento feito pelo Correio, estima-se que 183 universitários foram contemplados com uma medida provisória (MP) publicada pelo Ministério da Educação (MEC), em Portaria nº 374.
5. Sistema prisional - O número de presos diagnosticados com o novo coronavírus no Complexo Penitenciário da Papuda subiu para 495, segundo painel do Governo do Distrito Federal (GDF). Outros 110 policiais penais estão infectados. O total de pessoas recuperadas da doença nas unidades prisionais chega a 421.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.