Correio Braziliense
postado em 16/05/2020 04:14
O setor de bares e restaurante também estão com planejamento para reabertura, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar-DF). Jael Antônio da Silva, presidente do Sindhobar, detalha que elaborou um plano, que leva em conta medidas de prevenção ao novo coronavírus. “É um planejamento eficaz, que conta com medidas como distância entre as mesas, limpeza do sapato do cliente assim que ele entra no estabelecimento, fornecimento de álcool em gel, máscara para os empregados, organizador de filas no self-service, comida protegida das gotículas e muito mais”, explicou.
O empresário Marcello Lopes, 41, dono do restaurante Blend Boucherie, prepara-se para o retorno das atividades na segunda-feira. “Compramos máscara, álcool em gel, luvas. A nossa ideia é voltar com 50% da capacidade para evitar aglomerações. Montamos um layout novo para manter a distância de dois metros entre as mesas”, revelou. Funcionando apenas com delivery, Marcello conta que precisou suspender o contrato dos funcionários e negociar aluguel, condomínio e contas com fornecedores.
Academias
As academias estão no último bloco de abertura e, segundo a decisão judicial, só devem voltar ao normal 45 dias após o início da abertura do comércio. A determinação, no entanto, não agradou ao setor. Segundo o Sindicato de Academias do DF (Sindac), o segmento entregou um protocolo de funcionamento para o governador. “Estamos preparados (para abrir). Nós elaboramos um material completo, com orientações e cuidados para as academias”, frisa Thais Yeleni, presidente do Sindec. Para ela, as academias estão ligadas ao bem-estar e à saúde da população, fundamentais para o combate ao agravamento dos casos de covid-19. Ela ainda lembra que o setor foi um dos primeiros a fecharem as portas, e o segmento soma cerca de 7 mil demissões.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.