Correio Braziliense
postado em 16/05/2020 09:59
A partir desta segunda-feira (18/5), o transporte público do Distrito Federal voltará a funcionar com escala normal. O serviço havia sido reduzido devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB), o Sistema de Transporte Público do DF (STPC/DF) deve utilizar toda frota de ônibus disponível e cumprir a tabela de viagens em todas as linhas.
Além disso, as empresas deverão reforçar as linhas em que mais há demanda, principalmente nos horários de pico, para evitar disseminação da covid-19. Como as aulas nas instituições de ensino permanecem suspensas, a Semob determinou que os ônibus que atendem setores onde o público é formado por estudantes sejam remanejados para reforçar outras linhas.
De acordo com a pasta, a movimentação de passageiros continuará sendo monitorada para que haja ajustes de acordo com as necessidades. Segundo o STPC, houve 74% de redução da demanda durante o período de isolamento social. A volta escalonada das atividades empresariais, a demanda deverá aumentar gradativamente, podendo atingir a média de 1,3 milhão de acessos diários nos próximos 45 dias.
A orientação da Semob é de que as empresas devem intensificar os cuidados para evitar a propagação do vírus. Além disso, as operadoras devem seguir as regras de segurança e exigir que os usuários usem máscara de proteção individual, obrigatória no Distrito Federal desde 30 de abril.
Além disso, permanece obrigatório que as partes internas dos ônibus onde os passageiros colocam as mãos, tais como corrimãos, barras de apoio de sustentação, roletas, apoios de porta, entre outros sejam higienizadas rotineiramente.
Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.