Cidades

Projeto da UnB e do Correio leva cartas para profissionais de saúde

Ação resgata a tradição das cartas para reduzir distâncias e preencher de afeto e gratidão o coração de quem está na linha de frente no combate à covid-19

Correio Braziliense
postado em 17/05/2020 07:00
ilustração de uma mão escrevendoAntes das redes sociais, das conversas virtuais e do telefone, palavras estampadas em folhas de papel viajavam o mundo unindo famílias, casais e amigos. Quando se pensou que elas estivessem superadas, eis que uma pandemia as traz de volta, recheadas de solidariedade e de afeto, mensagens de esperança e de fé.

O projeto Cartas Solidárias, encabeçado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Correio Braziliense, nasce para resgatar a tradição das cartas. Um grupo do Comitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial da universidade recebe, seleciona e entrega impressas mensagens dedicadas a profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavírus. A ação integra a campanha Você não está sozinha, você não está sozinho, que tem início amanhã.

A partir deste domingo, as mensagens, que se transformarão em cartas, também serão publicadas no site do jornal, fortalecendo mais um elo dessa rede de proteção, auxílio e positividade.

Por meio da escrita, que, neste caso, desdobra-se em tantos adjetivos — afetiva, solidária, acolhedora —, convidamos todos os leitores a dedicarem alguns minutos para se colocar no lugar do outro e manifestar apoio e reconhecimento. Principalmente, para desconhecidos que saem de casa carregados de preocupação, mas munidos de humanismo. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, funcionários da limpeza, cozinheiros, nutricionistas, bombeiros, policiais e socorristas que enfrentam a árdua batalha contra o novo coronavírus.

A covid-19 mobiliza um exército dia e noite nas cidades do país. Uns encarregam-se dos respiradores, dos remédios e dos exames. Outros, garantem a limpeza de enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTIs). Outros, ocupam-se dos resgates e, todos juntos, atuam incansavelmente numa guerra para salvar vidas. A pandemia que mudou o planeta, fechou portas e janelas, encheu o peito de saudade, de medo e de incertezas. É para reduzir essa distância que surgiu a iniciativa.

“Pensamos em algo que materializasse e simbolizasse esse sujeito físico, para aproximar. Não é só para estar presente, é quase que uma literatura. Há quanto tempo não ficamos ansiosos por receber uma carta? É aquele receber a presença da pessoa, a fala, um acalento. Remontando um pouco do que vivemos em épocas passadas. É se colocar no lugar do outro”, detalha a professora Josenaide dos Santos, coordenadora do grupo de trabalho de prevenção e promoção da saúde ligado ao comitê da UnB.

Enviar uma carta a esses profissionais é reconhecer o empenho, a dedicação e o trabalho de cada um. “E dizer que estamos juntos para passar por isso”, pontua a psicóloga e coordenadora do comitê, Larissa Polejack. Singelo, o ato de se colocar diante do papel é um convite a sair de si mesmo. “Vivíamos em uma sociedade bastante individualista. Mesmo a nossa relação com a tecnologia era uma relação que afastava e, agora, a gente está tendo que ressignificar tanto a relação com a tecnologia, quanto com as pessoas. É um exercício de empatia essa capacidade de se dedicar ao outro e pensar que uma ação nossa pode trazer alegria para outra pessoa. É resgatar a essência do humano”, completa.

Duas entregas foram realizadas: uma no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e outra no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento contra o novo coronavírus.

Responsável pelo gerenciamento das mensagens que chegam, a estudante de nutrição da UnB Michelle Rodrigues da Silva, 20 anos, escreveu uma carta dedicada a todos os profissionais que trabalham na equipe do Hran e que fazem a unidade funcionar. “Quis demonstrar a gratidão que estava sentindo, são peças fundamentais para passarmos por essa pandemia. Ao mesmo tempo, coloquei ali um orgulho por ser uma futura nutricionista. Eles estão demonstrando a importância de cada profissão”, detalha.

Do outro lado, em 23 anos de enfermagem, foi a primeira vez que Daisy Maria Coelho de Mendonça, 45, sentiu afeto e acolhimento desta forma. “Foi até surpreendente. A gente se sente valorizado por pessoas que não conhecemos. Foi revigorante. Com certeza, é um alento para esse momento de tanto estresse, em que vemos colegas perdendo a vida”, afirma. “No momento em que a gente se encontra, de insegurança, de incerteza, as palavras tiveram um acolhimento significativo. Um gesto nobre que nos deu conforto, ânimo e coragem”, completa a técnica de enfermagem Valéria Canuto de Farias, 40.

Participe!


Escreva sua mensagem e encaminhe ao e-mail: promo.prev2020@gmail.com. No assunto, coloque “CARTAS SOLIDÁRIAS CB”. Nas redes sociais, compartilhe sua mensagem de afeto usando a hashtag #vocênãoestásozinhavocênãoestásozinho. As categorias que receberão as mensagens impressas como cartas são:
  • Profissionais de saúde
  • Bombeiros
  • Policiais militares
  • Socorristas do Samu
  • Equipes de nutrição
  • Seguranças
  • Profissionais de limpeza
  • Trabalhadores de Serviços Gerais
  • Servidores de Vigilância Sanitária
  • Jornalistas
Cartas solidárias
 
Guará, 2 de maio de 2020.

Querida Amiga e Querido Amigo,

Gratidão é quando a alma agradece! Hoje e sempre, minha alma vai agradecer a sua: obrigada!

Houve um dia em que meu marido, à época, namorado, foi diagnosticado com leucemia. Ele ficou 46 dias na UTI. Foram momentos muito difíceis, mas, também, de muito aprendizado! Aprendi que o amor é uma experiência incrível! O amor salva, por romper todo tipo de barreira. Hoje, Márcio está vivo, com 47 anos. Estamos casados há 13 anos e, hoje, exatamente hoje, dia 02/05/2020, completamos 21 anos de namoro! Olha que incrível!!! Uma alegria saber que pudemos contar com você naquela época e que podemos contar com você hoje, para nos lembrar que o amor tudo pode!

O amor nos enobrece e fortalece em todos os momentos... o amor aquece a alma e direciona nossas ações para o bem, para a solidariedade e para a partilha! Meu abraço bem apertado em você e meu carinho imenso por você ser quem é e por fazer as escolhas que está fazendo de cuidar de todas as pessoas que chegam até você e, também, de sua família!

Daqui de casa, mandamos chuvinhas de amor para você! Em todos os momentos, estamos pensando em você e em tudo o que você já fez e fará por nós! Estamos com você sempre! Com certeza, você, Márcio, eu e todas as pessoas seremos pessoas melhores depois dessa experiência! Fiquem com Deus e se lembre: um dia de cada vez!

Beijinhos de carinho, com amor, Juliana 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags