Cidades

Coronavírus: Guará, Brazlândia e Plano Piloto ganham pontos de testagem

Apesar dos novos pontos, os locais de testagem em Águas Claras, Planaltina e Lago Norte serão desativados

A Secretaria de Saúde vai ampliar o serviço de testagem rápida para o novo coronavírus. A partir desta segunda-feira (18/5), Brazlândia terá um ponto de exames para a covid-19. Além disso, Guará e Plano Piloto terão, cada um, mais um local de atendimento para receber pacientes com suspeita da doença e interessados em fazer a análise. 
 
Em Brazlândia e no Guará, a testagem será feita na sede da Administração Regional das cidades. No Plano Piloto, os exames poderão ser feitos no Terraço Shopping. De acordo com a Secretaria de Saúde, as alterações ocorrem a partir da avaliação do cenário epidemiológico de infecção. 
 
Segundo a pasta, moradores do Park Way também poderão agendar os exames para fazer os exames no Guará. Os interessados devem se cadastrar no site testa.df.gov.br. O resultado do teste é encaminhado ao e-mail usado para fazer o registro. 
 
Apesar dos novos pontos, os locais de testagem em Águas Claras, Planaltina e Lago Norte serão desativados. A Secretaria de Saúde ainda informou que novas mudanças podem ocorrer nas próximas semanas. 
 
O teste em massa da população do Distrito Federal começou em 21 de abril. Desde então, segundo levantamento da Secretaria de Saúde, mais de 80 mil pessoas passaram pelo exame na capital.  

Testagem

O teste para o novo coronavírus é feito por drive-thru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A recomendação da Secretaria de Saúde é de que apenas pessoas sintomáticas ou que tenham tido contato com algum infectado e residam com idosos devem fazer o exame. Além disso, o interessado deve morar na região administrativa abrangida pelo local de onde o posto está montado. 
 
A Secretaria de Saúde ressalta que o exame não descarta a necessidade de procurar uma unidade básica de saúde na ocorrência de sintomas. O teste detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.
 
Com informações da Secretaria de Saúde.