Cidades

Vacinação contra gripe no DF está abaixo da meta estabelecida

Secretaria de Saúde diz que as 626.356 pessoas imunizadas representam 79,9% da meta. Nesta segunda (18/5), será a vez dos professores

Correio Braziliense
postado em 17/05/2020 16:45
A partir de segunda (18/5), será a vez dos professores se vacinarem contra a gripeNo Distrito Federal, 626.346 pessoas procuraram os postos de saúde para receber a vacina que previne a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em 4 de maio, e o público atingindo está abaixo da meta estabelecida pela Secretaria de Saúde. Até agora, a cobertura representa 79,9% do público alvo. 

O levantamento do governo revela que foram vacinadas 13.674 crianças de até 2 anos, ou 21% da meta estabelecida para esse público. Os menores de cinco anos totalizaram 19.323, chegando a 16,5% de cobertura vacinal. A partir dos cinco anos, foram vacinadas 7.920 crianças, alcançando 19,9% de cobertura. 

A gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão, alerta que os números estão bem abaixo do esperado. “Infelizmente, esse é um grupo de risco para a Influenza –  principalmente crianças menores de 2 anos, que podem vir a morrer caso sofram complicações. Por isso, pedimos que as mães levem seus filhos para se vacinar”, alerta.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, reforça a importância da vacinação, especialmente neste momento de pandemia mundial de covid-19. “É importante que as mães e os responsáveis levem as crianças para vacinação”, afirma.

Gestantes 

Até sexta-feira (15/5), 7.235 gestantes procuraram as salas de vacina do DF, alcançando 22,3% da meta estabelecida. Enquanto isso, 1.514 puérperas foram vacinadas no momento, correspondendo a 28,3% do público-alvo estimado. “Esses grupos são o de maior vulnerabilidade e risco, com mais dificuldade de vacinação. Como podem morrer em casos de complicações, devem ir para as salas de vacina o quanto antes e se proteger contra a Influenza”, diz Renata Brandão

A adesão é ainda menor entre as pessoas com deficiência. Somente 745 foram imunizadas. Esse número representa apenas 0,8% da cobertura vacinal estimada para este público. 

Professores 

A partir desta segunda-feira (18/5), serão incluídos os professores da rede pública e privada e as pessoas de 55 a 59 anos de idade. Apesar da organização por fases, todos os grupos prioritários poderão ser vacinados até o final da campanha, previsto para 05 de junho.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, com a finalidade de evitar aglomerações, o Ministério da Saúde decidiu cancelar o Dia de Mobilização Nacional, dia D, que estava previsto para 9 de maio e prorrogar o final da campanha para dia 5 de junho.

Com informações da Secretaria Saúde/DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags