Correio Braziliense
postado em 18/05/2020 14:59
Desburocratização e suporte constante a micro e pequenos empresários. Segundo a secretária de Empreendedorismo do Distrito Federal, Fabiana di Lúcia, o principal desafio do Governo do DF é aumentar a interlocução entre empreendedores e Estado para reduzir a burocracia e permitir que os negócios não só se instalem, mas se mantenham.
Fabiana concedeu entrevista exclusiva ao CB.Poder, parceira do Correio Braziliense com a TV Brasília, nesta segunda (18/5). Durante o programa, a secretária falou sobre as ações do governo para incentivar o crescimento do setor produtivo e destacou a importância da viabilização de crédito e incentivos a micro e pequenos empreendedores, além de ações para conter o desemprego no setor e qualificar trabalhadores.
“Em um universo de mais de 330 mil empresas, 99% são micro e pequenos empreendedores. Eles precisam de atenção especial e corpo a corpo para que a gente possa fazer essa interlocução com outros órgãos. Hoje, 88% do setor é de serviços e comércio. A secretaria precisar estar atuante para que a empresa não só nasça, mas consiga sobreviver”, afirmou Fabiana.
Tecnologia
Para isso, a secretária acredita que as novas tecnologias devem ser aliadas do governo, principalmente, durante e após a pandemia do coronavírus. “A mudança está sendo mundial. A população vai ter que se reinventar. É necessária a ressignificação de atividades e modos de consumo. Precisamos inserir o setor produtivo, principalmente micro e pequenos empreendedores, nessas inovações tecnológicas porque o modo de consumo mudou. Vamos ter que ajudá-los a caminhar com esses avanços e também com os impactos causados por essa pandemia”, pontuou.
A secretária anunciou a criação de um aplicativo, em parceria com o Banco de Brasília (BRB) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para facilitar a disponibilização e contratação de serviços. “Será, mais ou menos, como é feito com os aplicativos de alimentação. As pessoas vão poder cadastrar o serviço prestado”. Com isso, de acordo com a secretária, o aplicativo fará a ponte entre quem oferece o serviço e quem precisa. Segundo Fabiana, a plataforma deve ser lançada em breve.
Ainda de acordo com a secretária, todas as agência do BRB terão um espaço voltado para o empreendedor. A iniciativa também contará com o apoio do Sebrae. O objetivo é viabilizar acesso ao crédito de maneira mais rápida e orientar os empresários sobre os procedimentos necessários.
Capacitação e incentivo
A secretária também aposta em parcerias para capacitação de pessoas que trabalham ou venham a trabalhar no setor produtivo. “Estamos em parcerias com o Sistema S e com ações voltadas ao empresário e seus funcionários, para viabilizar o retorno ao mercado de trabalho das pessoas que já perderam seus empregos”, disse. “Temos uma gama de cursos do Empretec, que dá toda a base para o empresário. Cursos de projetos de viabilidade para ajudar a empresa a construir plano empresarial e cursos de capacitação para funcionários”, complementou.
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