Cidades

Começa agendamento para receber auxílio

Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 04:07
Começou o agendamento —  via internet e telefone (veja Como se cadastrar) — para entrega de cartões dos auxílios emergenciais do Governo do Distrito Federal (GDF) durante a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Até o fim da tarde de ontem, 3,5 mil pessoas validaram cadastros para ter acesso aos benefícios, gerenciados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), oferecidos às pessoas em situação de vulnerabilidade neste momento.

O cadastro e a entrega dos cartões serão feitos pelo Banco de Brasília (BRB). O auxílio é feito por meio dos programas Renda Emergencial e Prato Cheio. Cerca de 28,5 mil famílias serão atendidas no primeiro, e aproximadamente 10 mil contempladas no segundo projeto.

Aprovado pela Câmara Legislativa em abril, o Renda Emergencial oferecerá apoio de R$ 408 por dois meses, que pode ser prorrogado por mais 30 dias. Tem direito ao benefício famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 522,50) e que estão fora dos programas Bolsa Família, DF sem Miséria, Bolsa Alfa, BPC e Auxílio Emergencial do Governo Federal.

O Cartão Prato Cheio também é voltado para as famílias inscritas no Cadastro Único de Benefícios Sociais, com renda per capita de até meio salário mínimo. Ao todo, são oferecidos R$ 250 para uso restrito em estabelecimentos alimentícios. Do total, R$ 160 são referentes ao valor de cesta básica, e R$ 90 ao projeto Pão e Leite.

Para usar os recursos recebidos, os beneficiários poderão sacar o dinheiro em terminais de autoatendimento do BRB ou utilizar o cartão pré-pago, na função débito, em estabelecimentos comerciais do DF.

Segundo balanço do BRB, entre às 8h e às 17 h de ontem, 669 mil pessoas acessaram o site e mais de 84 mil foram atendidas pelo telefone. Dos atendimentos pelo canal de telefone, 79,5 mil não são beneficiárias dos dois programas. Nesses casos, os cidadãos são orientados a aguardar avaliação da Sedes para programas futuros.

Entrega
Para a entrega dos cartões, foi definida uma lista, que leva em conta as iniciais dos nomes dos atendidos e o local de residência. Para retirar o cartão, será preciso destinar-se à agência ou ao posto do BRB indicado na finalização do cadastro. Os primeiros a terem acesso ao crédito, em 25 de maio, serão os nomes que começam com A, B e C.

Na sequência, beneficiários com nomes em D, E, F, G e H terão os recursos disponíveis em 26 de maio. No dia 27, recebem o cartão pessoas com iniciais em M, N e O. Por fim, em 29 de maio, serão contemplados aqueles com iniciais em P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.




Como se cadastrar

» O cadastro pode ser feito on-line por meio do site www.rendaemergencial.brb.com.br

» Será preciso informar o CPF e dados pessoais, como endereço e telefone para contato

» Ao fim do processo, o beneficiário recebe senha e aviso para comparecer à agência para receber o cartão

» Pelo telefone, o agendamento pode ser efetuado das 8h às 20h, pelo número 3029-8499.









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