Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 12:27
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) suspendeu, na noite da última segunda-feira (18/5), as liminares que prorrogaram os pagamentos de tributos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Desta maneira, os tributos vão precisar ser pagos, mesmo no período de pandemia do covid-19.As ações tinham sido ajuizadas por empresas dos setores de confecção de roupas, revenda de brinquedos, administração de shoppings e da área de tecnologia. Na ação apresentada pelo DF, a Procuradoria-Geral alegou que reconhece a possibilidade que empresas enfrentem dificuldades econômica em decorrência da impossibilidade do pleno funcionamento do comércio local durante a pandemia.
Saiba Mais
A Procuradoria salientou que o DF também é atingido pela pandemia, devido uma projeção de redução na arrecadação.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Romeu Gonzaga Neiva, realçou que adiar os pagamentos pode “provocar graves riscos às finanças públicas, e, por conseguinte, comprometer até a plena prestação de serviços públicos essenciais à saúde da população em tempos de pandemia. A ordem pública, nesse contexto, igualmente, estaria ameaçada”, afirmou.
O TJDFT frisou que não compete ao Poder Judiciário interferir nos demais Poderes. Romeu relatou ainda que o Código Tributário Nacional exige que a suspensão de créditos tributários seja precedida de lei em sentido formal, além de ter, obrigatoriamente, caráter geral.
* Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.