Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 21:31
Em 24 horas, o Distrito Federal registrou mais 280 casos de covid-19. Ao todo, 4.898 pessoas foram diagnosticadas com a doença. A quantidade de óbitos também subiu, foram mais seis mortes por complicações da doença de residentes do DF, totalizando 68 vítimas. Este é o maior número de mortes registrados em um único dia, desde o início da pandemia. Os dados são do último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta terça-feira (19/5).
Com 515 casos confirmados, o Plano Piloto continua na liderança do ranking das regiões administrativas com mais registros do coronavírus. Em seguida, estão Ceilândia, que soma 379 diagnosticados, e Águas Claras, com 301 infectados. Apesar da quantidade, há cidades da capital com pouca incidência da covid-19. Varjão, por exemplo, tem apenas três notificações. Fercal (4) e Sobradinho (17) também apresentam baixa taxa de contaminação.
Do total de casos registrados pela Secretaria de Saúde, 2.710 pessoas estão recuperadas da doença (55,8%). E apenas 293 seguem com atendimento hospitalar, sendo que 125 pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com maior proporção nas faixas etárias de 50 a 59 anos e 60 a 69 anos.
Testes rápidos
Desde 21 de abril, a Secretaria de Saúde iniciou a testagem rápida da população da capital pelo modelo drive-thru. De acordo com a pasta, 81.715 pessoas fizeram o exame dessa forma e 15.522 em hospitais ou unidades de pronto atendimento (UPAs).
Para fazer o exame, o interessado deve se cadastrar no site testa.df.gov.br, preencher o formulário e, em seguida, escolher o ponto em que fará a testagem. A visualização das vagas é disponibilizada em até dois dias seguintes à data de marcação.
Apenas pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e que morem com idosos podem fazer o teste. A realização do exame não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na ocorrência de sintomas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.