Cidades

Risco nos hospitais

Correio Braziliense
postado em 20/05/2020 04:06
As infecções pelo novo coronavírus crescem no Distrito Federal e começam a atingir quem está na linha de frente do combate à doença: os profissionais da saúde. A capital tem 4.989 pessoas diagnosticadas com a enfermidade. Desses, 511 são servidores da área. Nos últimos dias, unidades de saúde de regiões administrativas com mais infectados, como Samambaia e Ceilândia, tiveram dezenas de servidores que testaram positivo para a covid-19.

Em Samambaia, quarta cidade do DF com mais casos da doença, 79 profissionais de saúde foram diagnosticados com a covid-19 nesta semana. Na segunda-feira, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges/DF) divulgou que 23% dos profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região — 57 de 249 — estavam com a doença. Para sanar a demanda de pacientes, trabalhadores temporários precisaram ser contratados.

No Hospital Regional de Samambaia, a situação é semelhante: 22 profissionais de saúde testaram positivo. Segundo a Secretaria de Saúde, 1.030 servidores da unidade passaram pelo exame. A pasta informou que as equipes foram reorganizadas para garantir o atendimento dos pacientes. Além disso, houve a liberação de Trabalho Por Período Determinado (TPD), permissão para que os trabalhadores façam hora extra.

Na semana passada, 10 servidores da unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) contraíram a doença. Por isso, o espaço precisou ser desocupado para passar por desinfecção, e os pacientes foram realocados para a clínica médica e alguns transferidos para as unidades de Samambaia e de Santa Maria.

Levantamento da Secretaria de Saúde mostra que os hospitais com mais servidores infectados são os de Ceilândia (86), Taguatinga (42) e Guará (29). O Correio entrou em contato com a pasta, questionando sobre o processo de desinfecção das unidades e quais procedimentos estão sendo tomados para evitar maior contaminação de profissionais, entretanto, a pasta não respondeu a reportagem até o fechamento desta edição.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags