Cidades

Sinpol pede que casos de covid-19 sejam tratados como acidente de trabalho

Até terça-feira (19/5), 24 policiais civis tiveram resultado positivo para a doença, segundo o sindicato. O texto foi encaminhado para a direção geral da Polícia Civil do Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 20/05/2020 15:36
Sede da direção-geral da Polícia CIvil do Distrito FederalO Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) encaminhou um pedido ao diretor-geral da Polícia Civil (PCDF), delegado Robson Cândido da Silva, para que os casos de contaminação pela covid-19 dos servidores da corporação sejam tratados como acidente de trabalho. Um dos objetivos é que, caso um agente morra por complicações da doença, a família receba pensão integral

Dados do Sinpol indicam que, até a terça-feira (19/5), 24 policiais civis tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. O serviço prestado é considerado essencial e, por isso, não houve mudança durante o período de quarentena estipulado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para conter a disseminação do vírus na capital. 

Por isso, o sindicato encaminhou um texto à direção-geral, pedindo a adoção de acidente de trabalho nos casos de contaminações. “Como é de seu conhecimento, vários policiais têm sido acometidos pela covid-19. A Polícia Civil do Distrito Federal é considerada como atividade essencial. E enquanto todas as demais categorias de trabalhadores tiveram restrições laborais nesse período de pandemia, inclusive ficando em quarentena e teletrabalho, os policiais civis continuam exercendo suas funções normalmente”, destaca o texto. 

“Nesse sentido, o Sindicato dos Policiais requer que seja aberto procedimento para que os casos de policiais civis com resultado positivo para covid-19 sejam considerados como acidente de trabalho”, finaliza o material encaminhado para a direção da corporação, na última segunda-feira (18). 
 

Servidores contaminados 

Segundo o Sinpol, ainda não houve resposta do pedido. Além disso, o sindicato afirma que encontra dificuldades para obter informações detalhadas sobre os policiais civis diagnosticados com a covid-19. O grupo recebe dados referentes aos números dos servidores contaminados, mas não recebem levantamento sobre em quais unidades os policiais atuavam e se os demais agentes que tiveram contato com esse servidor também foram testados. 

O Correio entrou em contato com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom) e questionou a suposta falta de informações, mas não recebeu nenhum esclarecimento nesse sentido. A corporação confirmou o número de policiais infectados e acrescentou que, do número total (24), seis estão curados. Não há registro de óbitos. Também não foi elucidado se os agentes que tiveram em contato com servidores contaminados estão sendo acompanhados e realizando exames para a covid-19.

Por nota, a Divicom relatou que a “Policlínica da instituição está dando suporte aos policiais civis com orientações e monitoramento dos servidores com sintomas da doença. Além disso, a corporação ampliou o atendimento na delegacia eletrônica para reduzir a circulação de pessoas nas delegacias.”

Além disso, o texto frisou que a PCDF adotou medidas para conter a disseminação do novo coronavírus. “Mais de 30 mil máscaras foram distribuídas às unidades policiais, assim como luvas, frascos e galões de álcool líquido e em gel. O Instituto de Criminalística da PCDF também está fabricando álcool 70, para o uso dos servidores, o que está auxiliando no atendimento da demanda. %u200BA desinfecção dos ambientes de trabalho  também está no rol das medidas tomadas pela Instituição%u200B”, finalizou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags