Cidades

UPA de Samambaia passa por desinfecção após contágio de profissionais

Mais de 50 profissionais testaram positivo na unidade. A RA está em quarto lugar no ranking de casos no DF

Após mais de 50 servidores da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Samambaia testarem positivo para o novo coronavírus, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou uma desinfecção  nas áreas internas e externas do local para o combate à covid-19, nesta quinta-feira (21/5). 

A ação faz parte do programa Sanear DF para desinfectar espaços onde há maior circulação de pessoas. Desta vez, contou com o apoio de uma equipe do Exército. Ao todo, 15 militares atuaram nas intermediações, utilizando hipoclorito de sódio para higienizar e acabar com a proliferação do vírus. 

“O governador Ibaneis Rocha pediu a aproximação do Exército por serem militares preparados, o que tem sido de uma ajuda fundamental para a sanitização dos equipamentos públicos”, disse o secretário de governo, José Humberto Pires. Segundo ele, essa é uma ação positiva para os profissionais de saúde porque, assim, diminuem os riscos de contágio. “Esse é um programa de todo o GDF que tem acompanhado a situação das RA’s na Sala de Monitoramento. Aquelas regiões mais necessitadas em relação ao coronavírus, o Sanear DF planeja e executa as ações com máquinas próprias, para obter resultados positivos”, afirma José Humberto Pires.

Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade está em quarto lugar no número de casos registrados do novo coronavírus. Desde o dia 11 de maio, estão sendo feitas testagens em massa no padrão drive-thru, no Anexo da Administração Regional, para cumprir o distanciamento social. Além disso, até esta sexta-feira (22), os moradores dos Morros do Sabão e Macaco, localizados na Expansão da cidade, também estão fazendo os exames na Escola Classe 831.

Para o administrador de Samambaia, Gustavo Aires, essas ações estão acontecendo em um momento importante para a comunidade local, que está preocupada com a disseminação da covid-19. "Nós pedimos o auxílio da Secretaria de Governo e Secretaria das Cidades, que chamaram o Exército para desinfetar a UPA", explicou. "Essa integração que o governador Ibaneis Rocha tem conseguido com outros comandos é essencial, pois mostra como diversas medidas estão sendo tomadas para passarmos logo por esse momento difícil."