Cidades

Coronavírus: Saiba como descartar o lixo doméstico contaminado

Serviço de Limpeza Urbana (SLU) elaborou uma cartilha de orientações sobre os cuidados necessários com o lixo domiciliar: medida visa proteger garis a pessoas que manipulam o lixo

Correio Braziliense
postado em 21/05/2020 16:36
Serviço de Limpeza Urbana (SLU) elaborou uma cartilha de orientações sobre os cuidados necessários com o lixo domiciliar: medida visa proteger garis a pessoas que manipulam o lixoO manejo de lixo produzido por pessoas com coronavírus, assim como o descarte dos resíduos gerados nas residências onde há infectados, exige uma série de cuidados para evitar a propagação do vírus. Diante disso, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) elaborou uma cartilha de orientações sobre os cuidados necessários com o lixo domiciliar, nestas situações.

Dentre as observações estão a utilização de máscaras e luvas ao se aproximar do doente, o uso de lixeira exclusiva para resíduos gerados pela pessoa contaminada e por quem estiver em contato direto com ela, além da aplicação de soluções e produtos para descontaminar os itens de descarte. O órgão produziu um boletim informativo sobre o assunto, que será distribuído pelas empresas prestadoras de serviços de limpeza aos moradores do DF.

Saiba Mais

De acordo com a diretora de Limpeza Urbana do SLU, Eliana Filomena, as ações visam proteger garis e população. “Se as pessoas acondicionam os resíduos com mais cuidado e segurança, nós minimizamos o risco de contaminação e protegemos, principalmente, os garis que fazem a coleta. Nesse período de pandemia, que é desafiador para todos, a gestão dos resíduos tem que ser feita de forma adequada, para que não impacte na propagação do vírus”, pontua Eliana.

Confira as orientações:

- Sempre que abrir a lixeira, usar um spray com 50 mililitros de água sanitária diluída (cinco colheres de sopa), em um litro de água para borrifar o conteúdo do saco;

- Ao fechar o saco, borrifar a solução mais uma vez no interior, lacrá-lo muito bem e borrifar todo o seu exterior com o produto, principalmente, na boca do saco plástico;

- Utilizar dois sacos de lixo para o descarte. Depois, lacrar e borrifar o exterior do segundo saco;

- Colocar um aviso, no saco, dizendo, claramente, que trata-se de “Lixo contaminante desinfetado com água sanitária”;

- Deixar o saco em local ventilado e o mais distante possível da área de circulação, até a hora da entrega para coleta do SLU.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags