Cidades

CEB firma acordo com PCDF para coibir práticas de crimes contra a companhia

Acordo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (21/5)

Correio Braziliense
postado em 21/05/2020 23:56
CEB e PCDF firmam acordo de cooperaçãoUm acordo de cooperação técnica foi assinado, nesta quinta-feira (21/5), pela Companhia Energética de Brasília (CEB) e pela Polícia Civil do Distrito Federal. O objetivo é coibir crimes praticados contra a distribuidora de energia e reduzir as perdas decorrentes de tais atos. 

A iniciativa busca realizar um trabalho integrado para intensificar as operações de investigação e demais ações de repressão. Furtos de energia, furto de cabos e transformadores, fraude de medidores de consumo e prejuízos no abalroamento de postes são medidas que prejudicam o fornecimento de energia elétrica à população e, também, trazem prejuízos financeiros à CEB.

“Esses crimes afetam financeiramente a companhia e, consequentemente, prejudicam todo o Distrito Federal. A população sofre porque muitas dessas ações criminosas afetam o fornecimento de energia”, enfatizou o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido. “Com essa parceria, nós vamos intensificar o apoio à CEB para o combate desses atos criminosos, porque sabemos do potencial e da grandiosidade que ela tem, além da importância do serviço que ela presta a todos nós”, declarou.

De acordo com a CEB, anualmente, a companhia tem um prejuízo em torno de R$ 3 milhões, com furtos de cabos de cobre, furto de transformadores e de postes abalroados que não são ressarcidos, muitas vezes causado pela dificuldade de localizar o autor.

Apenas em 2019, a companhia teve um prejuízo de R$1,4 milhão apenas com furto de cabos e componentes de iluminação pública. O acordo também prevê uma adequação para que, quando o boletim de ocorrência indicar acidente de trânsito com poste de energia, automaticamente a CEB receba esses dados para solicitar o ressarcimento do dano ao autor. 

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, o apoio da polícia é imprescindível para a repressão da prática desses atos criminosos. “Mediante ações de inteligência e investigação, esse acordo trará celeridade na apuração na prática criminosa contra a contra a companhia”, ressalta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags