Cidades

Pacientes denunciam falta de isolamento de casos de covid-19 no HRC

Segundo relatos, apenas uma pequena parede separa pacientes com coronavírus e internados por outras comorbidades

Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 15:16
Apreensão aumentou após morte de paciente que contraiu doença no hospitalPacientes internados no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) temem a contaminação pelo novo coronavírus dentro da unidade de saúde. Segundo denúncias, apenas uma pequena parede separa infectados pela covid-19 e pessoas em tratamento por outras comorbidades

A ala separada para contaminados não teria qualquer outro tipo de isolamento, de acordo com quem transita pelo interior do hospital. A preocupação se agrava ainda mais pela proximidade desses infectados com pacientes que têm quadros graves e enfrentam outras doenças perigosas, pois qualquer nova infecção traria ainda mais prejuízos à saúde. O Correio recebeu relatos de acompanhantes de pacientes em estado terminal.  

Esta semana, um homem de 55 anos veio à óbito após contrair a doença no HRC. Ele estava internado desde fevereiro para tratamento de doenças crônicas e aguardava vaga em abrigo, pois a família não tinha condições de recebê-lo.

Saiba Mais

A Secretaria de Saúde, porém, ressaltou que “não há pacientes com covid-19 nos espaços divulgados nas imagens” e que há uma estrutura de isolamento do HRC, composta por seis leitos de quarentena para pacientes já confirmados, cinco com ventilação mecânica para pacientes críticos que aguardam resultado do exame para confirmação ou não da doença, e seis poltronas para pacientes suspeitos, mas que apresentam bom estado geral. 

A direção do hospital também informou que “começa hoje a ampliação do isolamento em mais seis leitos, onde poderão ficar pacientes suspeitos que aguardam resultados”. Segundo a direção do HRC, a equipe de profissionais segue todo protocolo para evitar a disseminação do vírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags