Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 18:04
Os brasilienses têm se mostrado adeptos ao uso de máscaras faciais. Em quatro dias de fiscalização, 37.131 pessoas foram abordadas e apenas duas receberam multa pelo desuso do equipamento de proteção. Dos 18 mil estabelecimentos comerciais visitados, todos estavam cumprindo a lei. As informações são do balanço parcial divulgado nesta sexta-feira (22/5) pela Secretaria DF Legal.
Dez órgãos do governo local se mobilizaram para orientar e fiscalizar o uso da máscara, essencial no combate à proliferação do novo coronavírus, nas ruas do Distrito Federal. A obrigatoriedade da utilização do acessório em espaços públicos começou em 30 de abril, mas a aplicação de multas para quem estiver sem a proteção só passou a valer na última segunda-feira (18/5) – o Decreto 4077/2020 prevê multa de R$ 2 mil para pessoas que descumprirem a lei, e R$ 4 mil para estabelecimentos em que funcionários estiverem sem o equipamento.
Saiba Mais
Ao todo, 23 regiões administrativas do DF foram visitadas pelos 300 servidores que participam da fiscalização. Além do DF Legal, compõem a força-tarefa Divisa, Secretaria de Transporte e Mobilidade, Secretaria de Governo, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Procon, Detran, Ibram e Seagri.
No entanto, a ação não é apenas fiscalizatória, mas também de conscientização da população sobre a importância da máscara. Nas últimas duas semanas, o GDF tem distribuído as peças a pessoas que não têm condições de comprá-la ou produzi-la, bem como orientado sobre como colocá-la no instante da abordagem.
Fiscalização do uso de máscaras no DF
Período: 18 a 21 de maio
Pessoas abordadas: 37.131
Multas: 2
Estabelecimentos visitados: 17.800
Multas: Nenhuma
Regiões Visitadas: 23 (Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Gama, Guará, Lago Sul, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Plano Piloto, Riacho Fundo, Rodoviária/Brasília, Samambaia, Sobradinho, Sudoeste, São Sebastião, Sol Nascente, Taguatinga e Vicente Pires)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.