Correio Braziliense
postado em 25/05/2020 19:08
Pronto desde 23 de abril, o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás começará a receber os primeiros pacientes a partir da próxima segunda-feira (1º/6). O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, durante visita técnica ao local, na manhã desta segunda (25/5). A unidade, que é a primeira construída pelo governo federal, vai atender casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.
O espaço foi entregue ao município goiano após a assinatura de um acordo de cooperação técnica firmada entre os representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Goiás. O documento estabelece as responsabilidades na estruturação do hospital de campanha.
O local iniciará as atividades com 200 leitos de internação, todos com acesso à rede de gases, o que permite que sejam transformados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conforme a necessidade. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, são esperados pelo menos 10 respiradores nesta primeira semana de atendimento para os casos graves de covid-19.
"A unidade vai servir a população do Entorno e também do DF, tendo em vista que, recentemente, celebramos um acordo com o Distrito Federal", afirmou Alexandrino. O termo de cooperação técnica interfederativo que foi assinado em 14 de maio.
O Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás foi entregue pelo Ministério de Saúde com redes de gases, geradores elétricos e camas. A pasta também será responsável pelo aluguel e manutenção da estrutura física do hospital. Já a Secretaria de Saúde de Goiás ficará responsável por operacionalizar a unidade com insumos, equipamentos e prestação de serviços.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.