Cidades

GDF vai criar disque-denúncia para auxiliar na fiscalização do comércio

População poderá realizar denúncias anônimas sobre os estabelecimentos que não estão cumprindo as medidas sanitárias para evitar a proliferação do coronavírus

Correio Braziliense
postado em 25/05/2020 20:31
Comércios estão autorizados a funcionar com medidas de prevenção ao novo coronavírusO governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, nesta segunda-feira (25/5), que será criado um canal de denúncias anônimas para auxiliar nas fiscalizações sanitárias diante da pandemia do novo coronavírus. A proposta foi apresentada durante reunião com entidades que representam comerciários.

A medida se torna necessária após a autorização da reabertura de vários estabelecimentos comerciais nesta terça-feira (26/5). Os espaços podem funcionar, desde que sigam as orientações para evitar a proliferação do coronavírus, como o uso de máscaras, medição de temperatura, a disponibilização de álcool em gel a 70% e distanciamento de 2m entre as pessoas. No entanto, as fiscalizações serão reforçadas e a população poderá ter participação ativa. 

“Não existe força-tarefa no mundo que consiga fiscalizar todos ao mesmo tempo, por isso, acredito que será muito importante uma participação social, com a criação de um canal específico para denúncias”, afirmou o governador. A medida deve sair do papel nos próximos dias e, segundo o chefe do Executivo, vai funcionar como uma espécie de ouvidoria.

De acordo com Ibaneis, os brasilienses poderão encaminhar e-mails ou falar por telefone a denúncia. A informação poderá ser repassada de forma anônima. 

“Exigimos que os empresários adotem medidas de prevenção, estamos cuidando da desinfecção do transporte público e ainda reforçamos a rede de saúde com novos leitos”, enumerou Ibaneis Rocha. “Sei do tamanho da responsabilidade que carrego nas minhas costas. Por isso, todas as ações estão sendo tomadas com base em estudos técnicos, cálculos e projeções elaboradas pela Secretaria de Saúde e a Codeplan”, ressaltou.

Para Geralda Godinho Sales, secretária-geral do Sindicato dos Empregados no Comércio do DF, é preocupante a fiscalização dos estabelecimentos menores. “Os grandes comércios estão cumprindo as determinações do governo, mas com os pequenos ainda está muito precário ainda”, observou.

Segundo ela, mais de 150 mil trabalhadores também estão preocupados. “Apesar de a gente ver que o decreto do governo detalhou bastante as medidas voltadas à saúde do trabalhador, tem muita gente que não acata”, pontuou. Porém, ela aprova a criação do disque-denúncia e diz que pode ser uma alternativa para ajudar os sindicatos na fiscalização das medidas de proteção aos comerciários.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, informou que a central de denúncias estará em pleno funcionamento até a próxima semana. “Enquanto isso, seguimos com ações de fiscalização regionalizadas e concentradas nas regiões nas quais é maior a incidência do número de casos”, pontua. Ao todo, cerca de 300 fiscais da DF Legal, da Vigilância Sanitária e servidores de outras secretarias participam, diariamente, das ações de fiscalizações no Distrito Federal.
 
Com informações da Agência Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags