Cidades

Pesquisa aposta em retomada do turismo em setembro

Brasília estaria entre as sete capitais mais procuradas e pode ser um destino favorito na retomada

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 11:49
Setor de turismo aposta na atratividade da cidade durante a retomadaEspecialistas do mundo todo discutem o retorno do turismo após a pandemia do coronavírus. No Brasil, a capital federal é considerada um dos destinos mais procurados para 2021. Segundo especialistas do setor, a população brasileira deve escolher viagens nacionais no primeiro período após a recuperação do turismo no país. 

De acordo com a análise do cenário para a volta do turismo, destacaram-se os segmentos de lazer, corporativo, família e amigos, e se sobressaíram aspectos como saúde, segurança e sustentabilidade. A cofundadora do portal voo.com.br, Bárbara Resende, elencou Brasília entre sete destinos que têm grande potencial para se destacar nas viagens em 2021. Segundo ela, as tendências apontadas na pesquisa abrangem muitas das características da cidade. “Brasília atende muito bem o lazer, a cultura, com atrações musicais, a questão corporativa. É referência em saúde e segurança, além da sustentabilidade, com muitas áreas preservadas. É com muita confiança que eu acredito que Brasília será uma das capitais mais procuradas daqui para frente”, avalia. 

A especialista também considerou estudos e pesquisas que colocam a capital federal entre as mais buscadas em sites de viagens, como a do portal Kayak, que indicou um crescimento de 120% na procura pela cidade ao longo de 2020, entre os destinos nacionais.Ela também cita os dados do Observatório do Turismo, da Setur-DF, que em 2018 concluiu que 95% dos turistas que visitaram a capital federal apontavam interesse em voltar à cidade. “Isso é muito positivo. A associação que eu faço é como se Brasília fosse uma empresa e o turista um cliente. Então essa taxa de intenção é muito alta. Conhecer a Praça dos Três Poderes, toda a arquitetura, ainda mais nesse momento em que o cenário político se destaca, isso desperta o interesse de todos os brasileiros”, conclui.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Mercado e Eventos, em parceria com a consultoria Cap Amazon, com 400 agentes de viagens de todo o país, a procura de viagens deve ocorrer a partir de setembro deste ano. Do total de agentes entrevistados, 54,1% acreditam que as viagens voltem a ocorrer no mês de setembro e 16,9% esperam a retomada a partir de 2021. Em seguida, 13,4% esperam a volta para dezembro e 11,4% já para o mês de julho. Outros 5,2% indicam o retorno em junho.

Saiba Mais

Segundo a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, todas as análises feitas até o momento apontam para uma retomada do turismo interno. "Brasília está agora, mais do que nunca, voltada para acelerar a retomada do turismo interno, do comércio, dos pontos turísticos de dentro da cidade e os mais próximos. Tudo isso é o foco do nosso setor”, avalia. 

“Brasília está pronta para receber os brasileiros do país inteiro com segurança - pois todas as medidas necessárias estão sendo implementadas, após esse período de pandemia”, reforça a secretária.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags