Cidades

Saiba quais regras os shoppings terão que seguir para a reabertura amanhã

Medir a temperatura de clientes e testar funcionários para covid-19 a cada 15 dias estão entre as determinações

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 18:20
As mesas das praças de alimentação não podem ser utilizadas para consumo, devendo ser retiradas ou bloqueadasA partir dessa quarta-feira (27/5), os 22 shopping centers estão autorizados a retomar o funcionamento no Distrito Federal. Ao todo, esses estabelecimentos ficaram mais de dois meses com as portas fechadas, devido a determinação do Governo do Distrito Federal para contar a disseminação do coronavírus na capital federal. 
 
Decreto publicado na sexta-feira (22/5) permitiu a volta às atividades, mas também estabeleceu uma série de normas de prevenção para evitar contaminações de clientes e de funcionários. A primeira delas é a restrição de horário: das 13h às 21h. Confira como são as regras para outros estabelecimentos.
 
É obrigatória ainda a realização de testes de covid-19, a cada 15 dias, em todos os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço. O uso dos estacionamentos fica limitado a 50% da capacidade e está proibido disponibilizar os provadores nas lojas.
 
A temperatura dos clientes deve ser medida antes que eles entrem no shopping e está proibido abrir praças de alimentação e quiosques.  
 
Os estabelecimentos da cidade já se preparam para a reabertura. No Pátio Brasil, será testado um sistema de câmeras termográficas, com equipamentos que identificam alta temperatura corpórea por meio de raios infravermelhos. A tecnologia, segundo o shopping, é a mesma usada em países como China, Alemanha e Singapura. As câmeras são capazes de identificar em um segundo um indivíduo com temperatura elevada, mesmo que ele esteja circulando com mais gente. Três equipamentos farão esse mapeamento durante a reabertura do Pátio Brasil nesta quarta-feira, na portaria principal, que fica na W3.

O DF Plaza Shopping, em Águas Claras,criou a campanha "Cuidado para você e por você", em que apresenta aos clientes cuidados e medidas de segurança para quem visita o estabelecimento. Entre as ações está o reforço da quantidade de álcool em gel para os clientes, triplicando a quantidade de dispensers. Os lojistas recebem orientações para uma rotina de higienização constante, controle de temperatura dos colaboradores, uso de equipamentos de proteção como máscaras e atendimento com capacidade reduzida, respeitando o distanciamento necessário. O shopping manterá ainda os serviços de delivery e drive-thru, com pedidos pelo WhatsApp e pelas redes sociais. Aos domingos, funcionárá das 14h às 20h. 
 
Brasília, JK, Taguatinga e Terraço Shopping - das organizações PaulOOctavio - também anunciaram estar prontos para a reabertura, seguindo os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Logo na entrada, medidores digitais térmicos estarão instalados, e será proibida a entrada de pessoas com temperatura corporal igual ou superior a 37,3 ºC. Além disso, todos os clientes deverão usar máscaras, em cumprimento a determinação do GDF. O grupo garantiu ainda que cumprirá a regra de testar funcionários e colaboradores a cada 15 dias. O número de pessoas trabalhando na higienização e desinfecção de áreas de circulação aumentou, assim como o número de dispensers com álcool gel para uso dos clientes.
 
 
Confira todas as regras:
 
  • Funcionamento das 13h às 21h
  • Fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel 70% a todos os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço
  • Realização de testes de covid-19, a cada 15 dias, em todos os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço
  • Manter fechadas as áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, de jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres
  • Praças e quiosques de alimentação devem permanecer fechadas, autorizando-se exclusivamente os serviços de entrega em domicílio e retirada do produto, vedado o consumo no local
  • Medição de temperatura de todos os clientes antes de entrarem
  • Proibido o uso de provadores;
  • Uso do estacionamento limitado a 50% da capacidade.
  • Lojas somente poderão funcionar mediante realização de teste de covid-19 em todos os seus empregados
  • As mesas das praças de alimentação não podem ser utilizadas para consumo, devendo ser retiradas ou bloqueadas
  • Os resultados dos exames de covid-19 deverão estar disponíveis nas lojas para conhecimento das autoridades de fiscalização
 
 
 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags