Cidades

GDF amplia jornada de trabalho de servidores da saúde

Carga horária passou de 20 para 40 horas semanais. No Hran, 20 servidores foram contemplados. Hospital é referência no combate à covid-19 no DF

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 11:46

O aumento da carga horária beneficia unidades de todo o DF, inclusive o SamuA Secretaria de Saúde aumentou a carga horária de 108 servidores de 20 para 40 horas semanais. O Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no atendimento dos casos de covid-19 no DF, teve 20 profissionais com ampliação da jornada de trabalho.

 

Quinze desses profissionais estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hran para atender os 10 leitos do setor abertos no local este mês. Ao todo, são 11 técnicos e três auxiliares de enfermagem, e uma enfermeira obstetra. Outros quatro servidores são auxiliares operacionais de serviços diretos (AOSDs) e trabalham na patologia clínica e na farmácia, enquanto outro é técnico de laboratório.

 

Os nomes dos servidores beneficiados e os locais onde atuam foram publicados na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (25/5). Com os 108 profissionais de saúde, 2.160 horas a mais de atendimento serão ofertadas em diversas especialidades a partir da data da publicação.

 

Segundo o secretário de Saúde, Francisco Araújo, a ampliação foi para diversos serviços, todos relacionados à melhoria dos processos do plano de enfrentamento à covid-19 com destaque na unidade de terapia intensiva do Hran. “Essa ampliação possibilita o pleno funcionamento dos leitos ampliados, e foram indicados pela gerência de enfermagem do hospital, validados pela diretoria”, explica.

 

Outros setores

Assim como o Hran, foram contemplados os hospitais de Taguatinga, Gama, Sobradinho, Samambaia, de Apoio, Materno Infantil de Brasília, São Vicente de Paulo, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), o Complexo Regulador do Distrito Federal (CRDF), setores da Secretaria de Saúde como as subsecretárias de Logística e Vigilância em Saúde, unidades das regiões Norte, Sudoeste, Sul e Centro-Sul, entre outros locais.

 

“Tivemos uma grande ampliação de carga horária dos AOSDs de farmácia, que prestarão essas horas a mais na Subsecretaria de Logística, contribuindo para otimizar os processos de estoque, armazenamento e distribuição dos insumos durante a pandemia”, explicou a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Silene Almeida.

 

Da mesma forma, a medida vai fortalecer os serviços de laboratórios e de verificação de óbitos. Além disso, o Samu-DF foi contemplado com a ampliação das horas dos motoristas, possibilitando que mais viaturas possam rodar e atender melhor à população.

 

Para Silene, a ação garante a transparência e o cumprimento do escopo que norteia esse tipo de medida, que é a melhoria do serviço, com servidores qualificados e comprometidos. “Temos atuado dessa forma desde o início da gestão, valorizando o servidor com a ampliação da carga horária. Sempre tendo como foco a melhoria do serviço, para ofertar uma assistência cada vez melhor à sociedade”, destacou a subsecretária.


Ampliações

A Secretaria de Saúde já ampliou neste ano a carga horária de 258 servidores, de 20 para 40 horas semanais de trabalho. No ano passado, mais 576 profissionais da pasta tiveram a mesma ampliação das horas trabalhadas.

 

Nos dois anos da atual gestão, 834 profissionais de saúde tiveram sua carga horária ampliada de 20 para 40 horas semanais. Isso totalizou 16.680 horas a mais de atendimento à população. Áreas estratégicas foram beneficiadas deste então, como unidades básicas de saúde (UBS), hospitais e setores administrativos.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags