Cidades

Administração de presídios sai da pasta de Segurança e vira secretaria

Adval Cardoso deixa Sesipe e assume a pasta. Ele afirma que a desvinculação vai dar celeridade aos processos de melhoria do sistema prisional

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 12:42
Adval Cardoso deixa assumiu a titularidade da nova secretariaA administração das penitenciárias do Distrito Federal ganhou autonomia. O Governo do Distrito Federal (GDF) criou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Os trabalhos eram feitos pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública. Adval Cardoso Matos deixa a Sesipe e assume a titularidade da nova pasta do governo. 

Ao Correio, o novo secretário afirma que o objetivo da desvinculação é dar mais celeridade aos processos. “Ela era uma subsecretaria da Segurança Pública que tinha várias outras subsecretarias. Isso acabava deixando o sistema prisional em prejuizo. Eram vários setores demandando uma mesma secretaria. Agora, a gente tem autonomia financeira e administrativa e podemos dar vazão às demandas do sistema prisional com mais celeridade”, ressalta Adval. 

O secretÁrio destaca que vai se dedicar a melhorar o sistema  e as condições de trabalho dos servidores. “Queremos um sistema em que o preso saia ao menos melhor do que entrou. O sistema é muito complexo. Temos o problema da superlotação e da ressocialização, além das condições da categoria de policial penal”, garantiu. 

Covid-19

A autonomia veio em meio ao grande número de casos de covid-19 confirmados no Sistema Penitenciário, outro desafio para a pasta. São 675 casos confirmados da doença, além da morte de um interno e de um policial penal. Para Adval, a autonomia da secretaria vai ajudar no combate à disseminação da doença dentro dos presídios.
 
“Nós vamos poder empregar os nosso recursos nas questões mais importantes. A partir do momento em que a gente concretizar essa transição, vamos saber quais são as nossas demandas prioritária para que os recursos sejam aplicados e não vamos mais ficar dependendo da secretaria, que tinha uma demanda imensa, com várisa subsecretarias para atender”, diz. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags