Cidades

Covid-19: Maior parte das demandas para ouvidoria do DF foi de denúncias

Boa parte dessas denúncias estavam relacionadas a comércio, bares e salões de beleza. Foram mais de 9 mil solicitações

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 16:07
Boa parte da demanda foi relacionadas a comércios, bares, salões de beleza e eventosDe 1 º de março até 25 deste mês, a Ouvidoria-Geral do DF teve 9.477 manifestações sobre o coronavírus e seu enfrentamento. As regiões que mais demandaram da Ouvidoria-Geral do DF foram Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia, nessa ordem.

Mais da metade das solicitações são relacionadas a comércios de qualquer natureza, bares, salões de beleza e eventos. Além disso, a maior parte das manifestações é de denúncias e reclamações, o que representa 99,91% das anotações, seguidas de solicitações de informação e elogios.

Saiba Mais

Para o ouvidor-geral do DF, José Reis, apesar do número de demandas negativas ser alto, a notícia é boa, pois significa que a população está participando do controle social. Para ele, a ouvidoria é uma boa porta de entrada para o cidadão que quer participar.

As manifestações recebidas por telefone (162) representam 73,47% e, pelo site do Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal (OUV-DF), 25,58%. Os órgãos mais demandados foram o DF-Legal e a Secretaria de Saúde, que, juntos, já somam 9.027 manifestações.

O assunto covid-19 também teve destaque no relatório publicado pela Ouvidoria-Geral do DF referente ao primeiro trimestre de 2020, com 3.830 manifestações e representando 6% de um total de 65.045 mil registros no OUV-DF.


Como se manifestar


O cidadão pode se manifestar pelo site do OUV-DF , a qualquer hora. Ou pelo telefone 162, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e nos fins de semana e feriados, das 8h às 18h, com ligação gratuita.

Confira o número de manifestações sobre o Covid-19 por mês:

Março – 3.830 manifestações

Abril – 3.402 manifestações

Maio (até 25/5) – 2.245 manifestações

* Com informações da Ouvidoria-Geral do DF



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags