Cidades

Ibaneis deve sair da UTI hoje

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 04:06
Governador foi submetido a uma cirurgia de emergência após ter o intestino perfurado


O governador Ibaneis Rocha (MDB) recupera-se bem da cirurgia no sistema digestivo. A situação do estado de saúde do chefe do Buriti foi atualizada, ontem, em entrevista coletiva com a equipe médica do Hospital DF Star, na Asa Sul, da Rede D'Or, onde ele segue em tratamento. A expectativa é de que o governador saia da unidade de terapia intensiva (UTI) hoje e seja transferido para um apartamento do hospital. De acordo com os médicos, Ibaneis estava consciente, orientado, fazia terapia fora do leito e seguia dieta oral.

O chefe do Executivo local foi internado na segunda-feira, com fortes dores abdominais. Ele teve o intestino perfurado por um fragmento de osso. O problema foi corrigido, e o corpo estranho, retirado em uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira. Desde então, Ibaneis segue em recuperação no pós-operatório. “O nosso governador vem evoluindo dentro da UTI de forma bastante favorável. O quadro clínico é bom, houve uma melhora expressiva nos exames laboratoriais. Nós iniciamos uma dieta, e ele está fazendo fisioterapia, caminhando fora do leito”, explicou o coordenador de terapia intensiva, Marcelo Maia.

Devido à boa recuperação, a expectativa é de que Ibaneis saia da UTI hoje. “De acordo com a evolução dele, há chances de sair amanhã (hoje). Mas, todo dia é um dia. Nós vamos reavaliá-lo pela manhã e, se ele tiver condições, provavelmente, terá alta da UTI”, ressaltou Maia. 

Ainda não há previsão para alta médica. O retorno ao trabalho também vai depender do estado de saúde do governador. “Conforme ele esteja, do ponto de vista clínico, nós vamos traçar um planejamento de liberação e retorno ao trabalho”, garantiu o coordenador da UTI.

Sem complicação
Maia esclarece que Ibaneis não terá sequelas. “Ele vai poder se alimentar normalmente, não há nenhuma restrição. Depois, nós vamos planejar para ele uma dieta que cause menos irritação ao aparelho digestivo.” Para os médicos, a remoção precoce do fragmento de osso do intestino do governador foi fundamental para uma melhora rápida.

Durante o procedimento cirúrgico, foram feitas seis incisões progressivas: duas de 1cm e quatro de 0,5cm. “Do ponto de vista cirúrgico, a evolução das primeiras 24 horas foram satisfatórias. Não identificamos nenhuma complicação cirúrgica. Os curativos estão íntegros e secos, e a evolução cirúrgica está bem”, detalhou o cirurgião Ronaldo Cuenca.





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags