Cidades

Ibaneis deixa UTI, mas segue sem previsão de alta

Parte perfurada do intestino do governador e o objeto perfurante seguem para análise. O resultado deve ficar pronto dentro de sete a 10 dias

Um novo boletim médico do governador Ibaneis Rocha (MDB), divulgado na manhã desta quinta-feira (28/05), detalhou o procedimento cirúrgico ao qual o chefe do Executivo foi submetido. Os médicos ainda informaram à imprensa que Ibaneis passa bem e que deixará a unidade de terapia intensiva (UTI) ainda hoje. Mesmo assim, segundo a equipe médica, não é possível precisar quando o governador terá alta do hospital. Essa avaliação dependerá do progresso do quadro clínico de Ibaneis nos próximos dias. 

Com uma mangueira para simular o intestino delgado, o médico Ronaldo Cuenca, cirurgião do aparelho digestivo demonstrou o procedimento feito durante a cirurgia gastrointestinal por videolaparoscopia. Com um grampeador mecânico, instrumento utilizado neste tipo de operação, a equipe médica selou o ponto onde o objeto estranho perfurou o intestino de Ibaneis, e retirou essa parte lesionada, com cerca de 2 cm, para ser estudada.

O corpo estranho encontrado nesse segmento também será avaliado. A previsão é que o resultado fique pronto dentro de sete a 10 dias. Ainda assim, os médicos ressaltam que não há suspeita de nenhuma doença que essa análise poderá revelar. O procedimento de estudo do material retirado é uma atividade de praxe feita em qualquer remoção.

Saiba Mais

Cuenca aproveitou a ocasião para explicar o por que não foi possível identificar o item perfurador e fazer o diagnóstico antes da cirurgia. “Esses grampos que nós utilizamos para fazer essa costura (no intestino) é metal, é titânio. É um material inerte, o organismo não reage contra ele. Aos exames de imagem isso aqui aparece como a imagem de um metal muito forte, que evidencia-se muito na tomografia. Como essa estrutura (o objeto perfurante)  estava muito próximo disso, ficou difícil de identificar o que era esse grampo e o que era uma outra estrutura. Se tivesse acontecido longe, nós teríamos visto com certeza”, explicou.
 
A suspeita é que trate-se de um osso de galinha. De acordo com a assessoria do governador, Ibaneis havia comido tilápia e frango no dia do ocorrido. Pela avaliação dos médicos até o momento, a rididez, além de outras características do objeto levam a crer que trata-se de um osso. 

Acidente comum

O governador já possuía uma cirurgia anterior no local lesionado. Segundo a equipe médica, o procedimento consiste numa separação no canal intestinal e, posteriormente, na reconstrução do trânsito com uma nova união entre as partes seladas. Apesar disso, os médicos descartam que o ocorrido de agora tenha relação com essa cirurgia. “Isso pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo sem ter feito nenhuma cirurgia abdominal prévia. O fato de ter feito essa operação não aumentou o risco de ele ter essa intercorrência”, explica o cirugião.


Evolução do quadro clínico

De acordo com o médico Marcelo Maia, coordenador das terapias intensivas do Hospital DF Star, Ibaneis iniciou uma dieta líquida há três dias e tem progredido na alimentação neste período. “Nós começamos uma dieta com líquidos, que nós chamamos de dieta líquida de prova, para ver se o paciente, nosso governador, consegue digerir e não apresentar distensão abdominal, ou qualquer outra intolerância alimentar. Nós vamos progredindo essa dieta, saindo de líquida até chegar a dieta sólida, e fazemos uma progressão diária para que, se ele aceitar essa dieta, ele continue a ingerir a que ja ingeria habitualmente”,  detalhou.

Do ponto de vista cirúrgico, o chefe do Executivo também tem feito avanços. “O exame físico abdominal não mostra nenhum tipo de complicação cirúrgica. A gente tem alguns itens que avaliamos como o, funcionamento intestinal, a não presença de dor, não sinal de distensão abdominal e mesmo após o início da dieta o governador não apresentou nenhum desses sinais. Isso nos deixa bastante seguros, tranquilos”, finaliza o dr. Ronaldo Cuenca.
 
Afastado 

Por orientação médica Ibaneis Rocha segue afastado das atividades de trabalho,
 mas tem acompanhando os despachos feitos no Executivo local.