Cidades

Ibaneis deixa UTI, mas segue sem previsão de alta

Parte perfurada do intestino do governador e o objeto perfurante seguem para análise. O resultado deve ficar pronto dentro de sete a 10 dias

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 11:58
Procedimento cirúrgico foi feito por laparoscopia e o estado clínico do governador é bomUm novo boletim médico do governador Ibaneis Rocha (MDB), divulgado na manhã desta quinta-feira (28/05), detalhou o procedimento cirúrgico ao qual o chefe do Executivo foi submetido. Os médicos ainda informaram à imprensa que Ibaneis passa bem e que deixará a unidade de terapia intensiva (UTI) ainda hoje. Mesmo assim, segundo a equipe médica, não é possível precisar quando o governador terá alta do hospital. Essa avaliação dependerá do progresso do quadro clínico de Ibaneis nos próximos dias. 

Com uma mangueira para simular o intestino delgado, o médico Ronaldo Cuenca, cirurgião do aparelho digestivo demonstrou o procedimento feito durante a cirurgia gastrointestinal por videolaparoscopia. Com um grampeador mecânico, instrumento utilizado neste tipo de operação, a equipe médica selou o ponto onde o objeto estranho perfurou o intestino de Ibaneis, e retirou essa parte lesionada, com cerca de 2 cm, para ser estudada.

O corpo estranho encontrado nesse segmento também será avaliado. A previsão é que o resultado fique pronto dentro de sete a 10 dias. Ainda assim, os médicos ressaltam que não há suspeita de nenhuma doença que essa análise poderá revelar. O procedimento de estudo do material retirado é uma atividade de praxe feita em qualquer remoção.

Saiba Mais

Cuenca aproveitou a ocasião para explicar o por que não foi possível identificar o item perfurador e fazer o diagnóstico antes da cirurgia. “Esses grampos que nós utilizamos para fazer essa costura (no intestino) é metal, é titânio. É um material inerte, o organismo não reage contra ele. Aos exames de imagem isso aqui aparece como a imagem de um metal muito forte, que evidencia-se muito na tomografia. Como essa estrutura (o objeto perfurante)  estava muito próximo disso, ficou difícil de identificar o que era esse grampo e o que era uma outra estrutura. Se tivesse acontecido longe, nós teríamos visto com certeza”, explicou.
 
A suspeita é que trate-se de um osso de galinha. De acordo com a assessoria do governador, Ibaneis havia comido tilápia e frango no dia do ocorrido. Pela avaliação dos médicos até o momento, a rididez, além de outras características do objeto levam a crer que trata-se de um osso. 

Acidente comum

O governador já possuía uma cirurgia anterior no local lesionado. Segundo a equipe médica, o procedimento consiste numa separação no canal intestinal e, posteriormente, na reconstrução do trânsito com uma nova união entre as partes seladas. Apesar disso, os médicos descartam que o ocorrido de agora tenha relação com essa cirurgia. “Isso pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo sem ter feito nenhuma cirurgia abdominal prévia. O fato de ter feito essa operação não aumentou o risco de ele ter essa intercorrência”, explica o cirugião.


Evolução do quadro clínico

De acordo com o médico Marcelo Maia, coordenador das terapias intensivas do Hospital DF Star, Ibaneis iniciou uma dieta líquida há três dias e tem progredido na alimentação neste período. “Nós começamos uma dieta com líquidos, que nós chamamos de dieta líquida de prova, para ver se o paciente, nosso governador, consegue digerir e não apresentar distensão abdominal, ou qualquer outra intolerância alimentar. Nós vamos progredindo essa dieta, saindo de líquida até chegar a dieta sólida, e fazemos uma progressão diária para que, se ele aceitar essa dieta, ele continue a ingerir a que ja ingeria habitualmente”,  detalhou.

Do ponto de vista cirúrgico, o chefe do Executivo também tem feito avanços. “O exame físico abdominal não mostra nenhum tipo de complicação cirúrgica. A gente tem alguns itens que avaliamos como o, funcionamento intestinal, a não presença de dor, não sinal de distensão abdominal e mesmo após o início da dieta o governador não apresentou nenhum desses sinais. Isso nos deixa bastante seguros, tranquilos”, finaliza o dr. Ronaldo Cuenca.
 
Afastado 

Por orientação médica Ibaneis Rocha segue afastado das atividades de trabalho,
 mas tem acompanhando os despachos feitos no Executivo local.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags