Cidades

Covid-19: Cinco pacientes recuperados deixam hospital de campanha

Pacientes foram encaminhados à unidade depois de tratamento no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e permaneceram em observação até apresentarem condições para receberem alta médica, nesta quarta-feira (27/5)

Cinco pacientes recuperados da covid-19 receberam alta médica e deixaram o hospital de campanha do Estádio Mané Garrincha, na tarde desta quarta-feira (27/5), após seis dias internados no local. A unidade funciona desde sexta-feira (22/2), quando recebeu as primeiras pessoas em tratamento, transferidas do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
 
Os pacientes foram encaminhados ao hospital de campanha já em recuperação e permaneceram em observação até apresentarem condições para voltarem para casa. “A emoção é indescritível”, disse Manoel Cleonaldo, 55 anos, antes de reencontrar-se com a família. “Eu fui muito bem tratado por todos aqui. Fui bem acolhido e meu Deus nunca me abandonou. Tenho fé em Deus, o senhor me curou”, agradeceu.
 

Saiba Mais

Geraldo Hernesto dos Santos também demonstrou gratidão pelos profissionais de saúde que o acompanharam durante a luta contra a covid-19. “Estou sentindo muita alegria. Cheguei a chorar algumas vezes pelos milhões e milhões de brasileiros que nunca tiveram um tratamento desse nível. Aqui eu encontrei muito mais do que profissionais, eu encontrei seres humanos”, disse.
 
Para André Luiz, 44 anos, o período em que lutou contra a doença trouxe aprendizados. “Não tem coisa melhor do que a gente vir de uma situação difícil e, graças a Deus, vencer”, afirmou. Já para Robson Roque da Silva, 39 anos, a superação reforça a consciência a respeito das medidas preventivas contra a doença. “Temos que tomar todo cuidado possível para se prevenir e evitar a contaminação. É uma coisa que a gente acredita que não vai acontecer, até a gente se ver nessa situação do contágio. Graças a Deus estou saindo daqui e recuperado”, disse.
 
O retorno à família era um dos maiores desejos de Maria Helena Silva. “Fui muito bem assistida aqui, mas o melhor é voltar para minha casa com meus filhos, meus netos, meu bisnetinho”, comemorou. 

Acompanhamento

Segundo o coordenador da equipe médica do hospital de campanha, Adériro Cruz, os pacientes não apresentam mais risco de transmitir a doença. No entanto, eles ainda devem tomar alguns cuidados. “Após a alta, eles recebem um encaminhamento para comparecer ao Hran, onde serão avaliados clinicamente, no ambulatório específico para pacientes da covid que já passaram pela internação”, pontuou Adériro.

Hospital de campanha

Funcionando desde a última sexta-feira (22/5), o hospital de campanha foi montado, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para atender pessoas com diagnóstico positivo para covid-19.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a capacidade total é de 197 leitos, dos quais 173 são de enfermaria, 20 de suporte avançado, e quatro de emergência. Segundo a pasta, 123 profissionais, de várias especialidades, foram contratados para trabalhar na unidade. Uma vez que todos os leitos sejam ocupados, a expectativa é de ter 300 servidores no local.