Cidades

Covid-19: Cinco pacientes recuperados deixam hospital de campanha

Pacientes foram encaminhados à unidade depois de tratamento no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e permaneceram em observação até apresentarem condições para receberem alta médica, nesta quarta-feira (27/5)

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 13:39
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a capacidade total do hospital de campanha é de 197 leitosCinco pacientes recuperados da covid-19 receberam alta médica e deixaram o hospital de campanha do Estádio Mané Garrincha, na tarde desta quarta-feira (27/5), após seis dias internados no local. A unidade funciona desde sexta-feira (22/2), quando recebeu as primeiras pessoas em tratamento, transferidas do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
 
Os pacientes foram encaminhados ao hospital de campanha já em recuperação e permaneceram em observação até apresentarem condições para voltarem para casa. “A emoção é indescritível”, disse Manoel Cleonaldo, 55 anos, antes de reencontrar-se com a família. “Eu fui muito bem tratado por todos aqui. Fui bem acolhido e meu Deus nunca me abandonou. Tenho fé em Deus, o senhor me curou”, agradeceu.
 

Saiba Mais

Geraldo Hernesto dos Santos também demonstrou gratidão pelos profissionais de saúde que o acompanharam durante a luta contra a covid-19. “Estou sentindo muita alegria. Cheguei a chorar algumas vezes pelos milhões e milhões de brasileiros que nunca tiveram um tratamento desse nível. Aqui eu encontrei muito mais do que profissionais, eu encontrei seres humanos”, disse.
 
Para André Luiz, 44 anos, o período em que lutou contra a doença trouxe aprendizados. “Não tem coisa melhor do que a gente vir de uma situação difícil e, graças a Deus, vencer”, afirmou. Já para Robson Roque da Silva, 39 anos, a superação reforça a consciência a respeito das medidas preventivas contra a doença. “Temos que tomar todo cuidado possível para se prevenir e evitar a contaminação. É uma coisa que a gente acredita que não vai acontecer, até a gente se ver nessa situação do contágio. Graças a Deus estou saindo daqui e recuperado”, disse.
 
O retorno à família era um dos maiores desejos de Maria Helena Silva. “Fui muito bem assistida aqui, mas o melhor é voltar para minha casa com meus filhos, meus netos, meu bisnetinho”, comemorou. 

Acompanhamento

Segundo o coordenador da equipe médica do hospital de campanha, Adériro Cruz, os pacientes não apresentam mais risco de transmitir a doença. No entanto, eles ainda devem tomar alguns cuidados. “Após a alta, eles recebem um encaminhamento para comparecer ao Hran, onde serão avaliados clinicamente, no ambulatório específico para pacientes da covid que já passaram pela internação”, pontuou Adériro.

Hospital de campanha


Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a capacidade total é de 197 leitos, dos quais 173 são de enfermaria, 20 de suporte avançado, e quatro de emergência. Segundo a pasta, 123 profissionais, de várias especialidades, foram contratados para trabalhar na unidade. Uma vez que todos os leitos sejam ocupados, a expectativa é de ter 300 servidores no local.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags