Cidades

Rotary doa à Defesa Civil 5.440 máscaras feitas por voluntários

As máscaras serão distribuídas para a população em situação de vulnerabilidade

A Defesa Civil recebeu 5.440 máscaras de tecido doadas pela  Entidade Fenações Integração Social, apadrinhada pelo Rotary Club Brasília Aeroporto, na tarde desta quarta-feira (27/5). As máscaras foram produzidas, ao longo de um mês, por seis costureiros, quatro mães e dois pais que viram na oportunidade de ajudar o próximo, uma saída para o desemprego

As máscaras são todas forradas e laváveis, elas farão parte do estoque recebido pela Defesa Civil e serão distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade do DF. A doação das peças, que ocorrerá nos próximos dias, será organizada de acordo com as orientações do Comitê de Emergência Covid-19, grupo criado pelo GDF com a participação de vários servidores de diversas áreas do governo que ajudam no combate ao coronavírus.

Saiba Mais

Para a assessora Especial da Secretaria de Governo, Sueli Rodrigues, responsável pela intermediação das doações, esse gesto de solidariedade do Rotary Club, por meio da instituição do Recanto das Emas, é marcado de simbologia. “Impressionante o zelo e comprometimento dessas mães que pensaram no prol de pessoas que nem conhecem”, disse. “Elas pensaram em cada detalhe, em modelos para homens, mulheres e crianças, uma graça”, destacou a servidora.

Doações


Do montante de mais de 5400 máscaras, 300 foram doadas para a administração regional do Recanto das Emas. O tecido para criar os modelos fazia parte a reserva técnica da instituição, assim como as máquinas industriais utilizadas no processo. Cerca de 140 delas serão direcionados para o público infantil. “O mais difícil foi conseguir a mão de obra voluntária, como eram mães e pais desempregados, resolvi colaborar pagando meio salário mínimo para cada, mais a doação de cestas básicas”, conta Luzia Rodrigues, que integra o Rotary Club do Setor de Clubes Sul. “É um Rotary só de mulheres”, explica.


Rotary Club


Criado em 1905 pelo advogado norte-americano Paul Harris, em Chicago, o Rotary Club nasceu como uma organização formada por profissionais de diferentes setores com o intuito de trocar ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo se transformou numa relevante associação de serviços humanitários em todo o mundo. No DF são 38 entidades.  

*Com informações da Agência Brasília