Cidades

DF terá 800 leitos de UTI até o fim de junho, afirma chefe da Casa Civil

Valdetário Monteiro apontou crescimento na estrutura de saúde do DF para atender o maior número de contaminados pelo novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 18:46
“Vamos chegar até 800 leitos (de UTI) no final de junho”, afirmou Valdetário Monteiro, chefe da Casa Civil do Distrito Federal. Ele reforça que as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para impedir o crescimento do número de contaminados pelo novo coronavírus está no aumento da rede hospitalar e o pedido de que a população fique em casa. “É tempo de se recolher para evitar tomar o leito de quem efetivamente precisa”, comentou em entrevista ao programa CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília

O secretário também falou sobre a reabertura do comércio. “O prudente é que a força de fiscalização fiscalize, mas que a população contribua”, aponta. Mas a análise constante e diária é outro elemento que vai contribuir para que a curva de contaminação não aumente. Valdetário relata obstáculos em manter as curvas de contaminados e do desemprego baixas. “O grande desafio é atenuar uma curva em relação a outra, tornar a linha mais tênue, que divide o emprego em relação à vida”, diz.
 
Para Valdetário, outra questão importante é a situação do Entorno e os governadores de outras unidades da Federção devem ter compromisso, como o DF, em acolher os cidadãos. “Se esses lugares não fizerem o dever de casa, não estruturarem a rede de saúde deles, vai haver uma sobrecarga (no DF)”, observa.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags