Cidades

Artesãos retomam as vendas no DF com medidas de segurança

Profissionais cadastrados no projeto Rota do Artesanato retornaram ao trabalho nessa quarta-feira (27/5), com a venda de produtos no Pátio Brasil e no Alameda Shopping

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 19:25
Lojas da Rota do Artesanato reabriram nessa quarta-feira (27/5)Dois pontos comerciais administrados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal para a comercialização de produtos artesanais voltaram a funcionar nessa quarta-feira (27/5). As lojas, localizadas no Pátio Brasil e no Alameda Shopping, contemplam artesãos cadastrados no projeto Rota do Artesanato, criado pela pasta. 

Em razão da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos reabriram com mudanças no funcionamento, que são necessários para evitar a disseminação do coronavírus. Além do horário reduzido, os artesãos devem fazer o teste para a covid-19, a cada 15 dias. O exame é oferecido gratuitamente pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Fecomércio. 

Durante o período de isolamento social, a Secretaria de Turismo afirma que tem atuado junto à categoria com orientações para que os profissionais trabalhem em casa. As ações incluem parcerias com instituições, como o Banco de Brasília (BRB), para disponibilizar linhas de crédito especiais que garantam apoio financeiro aos trabalhadores. Outra medida incentivada pela pasta é o comércio eletrônico, que possibilita aos artesãos venderem seus produtos pela internet.

“Estamos vivendo um momento que exige medidas de precaução, mas o GDF e a Setur continuam atuando para construir políticas públicas para passarmos por essa pandemia e olharmos para o futuro”, ressalta a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Vamos prestar o apoio necessário para que os artesãos continuem sendo parte importante da cadeia turística do DF”, pontua.

Todos os profissionais que comercializam seus produtos nas duas lojas da Rota do Artesanato foram selecionados por meio de editais de chamamento público e dispõem da carteira do artesanato emitida pela secretaria. 

Ao todo, 11 mil artesãos atuam no DF – desses, 1.366 estão cadastrados na área que abrange Plano Piloto, Guará, Riacho Fundo II e Santa Maria. Apenas no ano passado, o setor movimentou R$ 871 mil, de acordo com informações da Setur. 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags