Cidades

GDF propõe criação de programa emergencial de crédito para empresas

Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Legislativa do DF pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta quinta-feira

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 20:10
Concessão do crédito ficará a cargo do BRBO governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quinta-feira (28/5), projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Crédito Empresarial do DF (Procred), para o enfrentamento aos efeitos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus

O programa será destinado à realização de operações de crédito, sob a modalidade de financiamento ou empréstimo, para  microempresas, empresas de pequeno porte e microempresários individuais, e com empresas do ramo da cultura, turismo e ensino infantil, fundamental, médio ou superior. O objetivo é estimular a retomada da atividade econômica desses setores em razão da retração econômica. 

De acordo com o projeto, poderão ter acesso ao programa as instituições sediadas no DF para a concessão de recursos destinados exclusivamente ao pagamento de faturas de água e energia elétrica. A concessão do crédito ficará a cargo do Banco de Brasília (BRB).

Requisitos

O limite máximo do crédito será limitado a 40% da receita bruta anual apurada no exercício de 2019, para as empresas com um ano ou mais de atividade econômica.

Para empresas com menos de um ano de exercício, fica estipulado o limite máximo de 40% da média do faturamento mensal de 2019. Empresários terão até 31 de dezembro de 2021 para formalizar a adesão — em razão de postergação do estado de pandemia declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 
 
Os empresários que contratarem o crédito, de acordo com o projeto, deverão apresentar uma declaração de compromisso contendo a destinação dos recursos adquiridos e manter o quantitativo de empregados em número igual ou superior ao existente na data de 29 de fevereiro de 2020. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags