Publicidade

Correio Braziliense

Covid-19: DF ocupa topo de ranking que mede transparência de informações

Ocupam o topo da lista também Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia


postado em 28/05/2020 21:53

(foto: AFP)
(foto: AFP)
Ranking divulgado pela Open Knowledge Brasil nesta quinta-feira (28/5) coloca o Distrito Federal em 1º lugar como uma das unidades da Federação com maior índice de transparência em relação à covid-19. Ocupam o topo da lista também Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia.
 
O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelas unidades da Federação nos portais oficiais.

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais e de parâmetros. A transparência das informações, reforça a organização, contribui para agilizar o trabalho dos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

O Índice da OKBR foi lançado em 3 de abril de 2020 e, desde então, vem sendo atualizado semanalmente, todas as quintas-feiras. O próximo balanço, portanto, sai em 4 de junho. A Transparência Internacional no Brasil lançou um ranking semelhante, mas com foco nas contratações públicas para o combate à covid-19 e de periodicidade mensal. Nesse ranking, o DF também ocupa ótima posição: o 2º lugar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade