Cidades

Coronavírus: Secretaria de Saúde cria comissão para monitorar leitos de UTI

O grupo será composto por membros da pasta e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) e produzirá relatórios sobre as vagas de internação

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 08:45
Monitoramento da Secretaria de Saúde desta sexta-feira (29/5) mostra que 39,75% dos leitos da rede pública estão ocupadosA Secretaria de Saúde criou uma comissão para monitorar os leitos destinados aos pacientes com o novo coronavírus. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (29/5), por meio de uma portaria. O grupo será composto por membros da pasta e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). 
 
A comissão será responsável por verificar as taxas percentuais de ocupação dos leitos para tratamento da doença. Além disso, deverá monitorar o tempo médio de internação e o giro de leitos. 
 
Os profissionais participantes da comissão também farão estudos epidemiológicos para adequação da capacidade de leitos. Os dados também deverão ser amplamente divulgados e a comissão ainda fará visitas nas unidades de saúde para a realização do levantamento de dados. 
 
Eles deverão se reunir de forma periódica, conforme a necessidade, para discutir as ações necessárias. Os relatórios produzidos serão apresentados para a Secretaria de Saúde e deverão conter as informações colhidas. 
 
A comissão não tem data prevista para ser encerrada. De acordo com a portaria, ela permanecerá vigente “enquanto durar a pandemia”. 

Ocupação

A taxa de ocupação das vagas em unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com a covid-19 cresce diariamente na capital. Monitoramento da Secretaria de Saúde desta sexta-feira (29/5) mostra que 39,75% dos leitos da rede pública estão ocupados. De acordo com o balanço, há 128 pacientes internados em UTIs. Ao todo, são 322 vagas e 194 estão livres no momento. 
 
Na rede privada de saúde, os sistema encontra-se mais sobrecarregado. A taxa de ocupação nas unidades particulares está em 70,05%. No total, são 134 pacientes internados para 197 vagas. Há apenas 59 leitos disponíveis, porque quatro estão bloqueados. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags