Cidades

Tradicional festa de Pentecostes de Taguatinga é celebrada on-line

A celebração que conta, anualmente, coma participação de milhares de fiéis, realizará transmissões pelas redes sociais e benção das velas deverá acontecer presencialmente no fim de agosto

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 20:55

Festa de Pentecostes ocorrerá esse ano come transmissões on-line. Benção das velas foi prorrogada para fim de agostoPara evitar aglomerações, a tradicional festa de Pentecostes organizada pela comunidade da Paróquia São Pedro, em Taguatinga, precisou adaptar a programação deste ano. Conhecida como um dos maiores eventos católicos do Distrito Federal, a organização contava com cerca de 3 milhões de participações nos vários dias do evento a cada ano. Devido à pandemia, o cronograma precisou ser adaptado para que os fiéis pudessem acompanhar pelas redes sociais.

 

A celebração iniciou-se no último domingo (24), dia marcado pela Ascensão do Senhor, com missas diárias às 15h e às 19h, e adoração 24 horas. A transmissão é feita pelos canais do Renascidos em Pentecostes.

 

As missas da Misericórdia, às 15h, são conduzidas por um padre convidado. As celebrações das 19h são presididas pelo padre Moacir Anastácio, pároco da Paróquia São Pedro. O encerramento será no domingo (31/5), às 16h, com uma missa de cura e libertação.

Benção das Velas

A auxiliar administrativa Liliam Parente,36 anos, participa da festa desde 2008, e diz: Anualmente, a celebração é encerrada com a benção das velas, momento principal do evento. Com a pandemia, a organização optou em seguir as normas da Organização Mundial da Saúde e postergou o momento. Segundo a comissão, a nova data foi marcada para o fim de agosto, mas só acontecerá caso a situação da pandemia tenha sido estabilizada.

 

Para a auxiliar administrativa Liliam Parente, 36 anos, o momento é marcante. Frequentadora da festividade desde 2008, ela conta que o momento é de sentimento inexplicável. “Só quem vivencia isso sabe o que é a presença de Deus na semana de Pentecostes", diz. Segundo Liliam, a vela deve ser usada em momentos de grande dificuldade. “Nos momentos de maior necessidade devemos acendê-las. Elas são divisoras de água. Já vi muitos casos de milagres”, compartilha.

 

A devota lembra do testemunho que vivenciou ano retrasado com o objeto sagrado. Segundo a auxiliar, a vela foi acesa ao descobrir que sua afilhada, ainda na barriga da mãe, tinha água nos pulmões. “Depois de fazer a ecografia, elas foram encaminhadas para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) para que fizessem uma cesárea de emergência. Ao chegar lá, o médico disse que a bebê só teria 10 minutos de vida, mas não havia respirador ou leito”, lembra.

 

No hospital, Liliam ligou para sua mãe e pediu que acedessem a vela. “Esperamos quatro horas para que o procedimento acontecesse, pois faltava leito e respirador. Em junho, Maria Heloísa fará dois anos”, conta, emocionada. Para a auxiliar, foram as velas que salvaram a vida da bebê. “Hoje, ela está saudável e acreditamos com fé que foi isso”, acredita. Pentecostes é isso, é derramamento do Espírito Santo sobre as pessoas da terra”, completa.

Cronograma completo:

Sexta-feira (29/5):

13h - Novena

14h - Louvor

15h - Missa da Misericórdia

19h - Missa de Libertação ou Cura

 

Sábado (30/5):

13h - Novena

14h - Louvor

15h - Missa da Misericórdia

19h - Missa de Libertação ou Cura

 

Domingo (31/5) | Encerramento:

16h - Missa da de Libertação ou Cura

 

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags