Cidades

Ibaneis publicará decreto para liberar parques e templos religiosos

O emedebista recebeu alta neste sábado após cirurgia e anunciou as novas medidas

Correio Braziliense
postado em 30/05/2020 11:20
Governador Ibaneis RochaO governador do DF Ibaneis Rocha (MDB)  recebeu alta neste sábado (30/5) após fazer cirurgia na madrugada de terça. Em casa, o emedebista falou com a imprensa e anunciou que há previsão de publicar ainda hoje decreto para reabertura de parques e templos religiosos.

"Hoje mesmo nós devemos editar outro decreto que vai tratar da abertura dos parques e das cidades para que as pessoas possam se exercitar e também dos templos religiosos com mais de 200 lugares", informou. 
 
Nos parques, Ibaneis contou que planeja adotar medidas de proteção para evitar contaminação pelo novo coronavírus. "No caso do Parque da Cidade mandamos colocar duas entradas para estacionamento, deixando os asfaltos  livres, sem circulação de veículos, só para que as pessoas possam se exercitar. Nós vamos fechar todas as áreas comuns, não vai ter bebedouro, nem banheiro, nem aparelhos de fazer ginástica e chuveiro. Haverá instalação de pias para higienização, álcool em gel e obrigatoriedade do uso de máscaras, explicou. 
 
Coronavírus 

O chefe do Eexecutivo local que vai manter cronograma de atividades, apesar do crescimento de casos. "Vamos manter o calendário de reabertura. Nós temos de avaliar isso não pela quantidade,  mas em termos percentuais. Pela curva que nós temos desde o início, em termos percentuais o DF está abaixo dessa curva", disse. 

Há também previsão de entrega de mais leitos nesta semana. "Nós devemos aumentar mais 50 leitos de uti. A população do DF pode ficar tranquilo porque nos temos condição de atender a todos", informou.
 
Cirurgia
 
Ibaneis estava internado desde a última segunda-feira (25/5), quando deu entrada com quadro de dor abdominal aguda.
 
Os médicos realizaram uma avaliação dos exames e perceberam a necessidade de uma cirurgia em caráter de urgência. O procedimento por vídeo identificou uma perfuração em segmento intestinal, ocasionada por um fragmento de osso. 

O corpo estranho encontrado será avaliado e deve apresentar resultados na próxima semana. A suspeita dos médicos é de que seja osso de galinha, pois, de acordo com a assessoria de Ibaneis, ele havia comido tilápia e frango no dia do ocorrido.
 
Ibaneis disse que a recuperação segue dentro do esperado. "O que evitou um dano maior foi o fato de ter procurado a unidade de saúde de forma imediata", pontuou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags