Cidades

Distrito Federal registra 32.322 casos de dengue e 19 mortes pela doença

Os dados são do último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde

Correio Braziliense
postado em 30/05/2020 15:45
DF registra 32.322 casos de dengue nos primeiros cinco meses do anoAté a primeira quinzena de maio, o Distrito Federal registrou 32.322 casos de dengue e 19 mortes por complicações da doença. O número representa um aumento de 55,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a capital teve 20.842 infectados. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.

A região administrativa com o maior número de casos é Ceilândia, com 3.974 notificações prováveis. Seguido do Gama, com 3.731 ocorrências e Santa Maria que registrou 2.864 pessoas com a doença. Taguatinga conta com 2.409 casos, seguida de Samambaia (2.316) e Guará (2.154). 

O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) foi a região com menos registros de dengue, com nove casos. A baixa incidência também ocorre no Sudoeste/Octogonal (71) e no Varjão (78).

Até o momento, foram contabilizados 37 casos graves e 19 mortes. As vítimas residiam nas regiões do Gama (5), Ceilândia (3), Guará (2), Sobradinho (2), Planaltina (1), Santa Maria (1), Riacho Fundo II (1), Sobradinho II (1), Fercal (1), Samambaia (1) e Vicente Pires (1).

O boletim também traz os casos prováveis de chikungunya, com 111 notificações, e Zica que teve 36 infectados. Ambas as doenças também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Ações

Com o intuito reduzir a quantidade de casos de dengue, o Governo do Distrito Federal tem realizado várias ações nas regiões com maiores incidências com o programa Sanear Dengue. Entre as medidas está a mobilização de agentes de vigilância sanitária com vistoria em imóveis e orientação aos moradores para o combate do mosquito. Carros de fumacê também estão sendo utilizados diariamente. 

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Hage, é necessário também a atuação da população contra a proliferação do Aedes. “É importante que as pessoas não joguem lixo na rua, principalmente materiais plásticos. Também pedimos que aproveitem esse período de isolamento social e olhem em torno de seu domicílio, para evitar os locais que poderiam se transformar em possíveis criadouros do mosquito”, alerta Hage. 

Durante a próxima semana, o Sanear Dengue concentrará as ações no Riacho Fundo I (1º/6), Lago Sul (2/6), São Sebastião (3/6), Sobradinho (4/6) e Sobradinho II (5/6).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags