Cidades

PCDF prende líder de esquema criminoso de compra de produtos on-line

O homem é suspeito de recrutar os receptadores que realizavam a venda das mercadorias oriundas do golpe. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos endereços do acusado

Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 13:33
Criminosos faziam compras em cartões de crédito clonadosA Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) deflagrou, na manhã desta terça-feira (2/6), a segunda fase da Operação Delivery. A ação visa desmantelar um esquema criminoso de compra de produtos on-line. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em duas residências, localizadas no Gama e na Ponte Alta do Gama. O líder do grupo foi preso em flagrante e responderá por receptação, associação criminosa e falsidade ideológica.

Os agentes chegaram aos endereços das buscas às 6h, que são do líder do esquema. Na casa da Ponte Alta do Gama, os policiais precisaram arrombar o portão de entrada, uma vez que ninguém havia atendido ao chamado dos servidores da segurança pública. No local estavam a mulher e o filho do acusado. 

Saiba Mais

De acordo com o delegado Dário Taciano de Freitas Junior, responsável pelo caso, o esquema criminoso consiste em compras de mercadorias pela internet com o uso de cartões clonados. “Quando o verdadeiro dono do cartão via as aquisições, contestava a transação junto ao banco, e era realizado o estorno do valor. No entanto, os suspeitos já tinham recebido os produtos, o que lesava a empresa financeiramente”, explica. 

“O suspeito preso hoje é um integrante importante dentro da associação. A priori, a investigação apontou que ele seria o responsável por recrutar os receptadores, que tinham o papel de realizar o recebimento dos produtos da empresa vítima do golpe. Está sendo apurado se ele também é responsável pelas fraudes nos cartões de créditos”, acrescenta Dário Taciano.

Nesta manhã, os policiais apreenderam objetos de alto valor como televisão smart de 75 polegadas, celulares, pendrive e notebook, além de cheques em nomes de terceiros, uma caminhonete, cartões, máquinas para a cobrança em cartão e uma agenda de anotações. Os eletrônicos serão encaminhados para análise dos peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil. 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags